Buscar no site

Assinaturas inteligentes: dicas para otimizar seus serviços e simplificar a vida

  • 28/10/24
  • 08:00
  • Atualizado há 4 semanas

As tecnologias presentes em dispositivos smart trazem conforto e conveniência ao nosso cotidiano, mas é possível que os gastos com essas ferramentas fujam do controle. Hoje vamos falar sobre isso!

Você sabia que a cada 5 assinantes de serviços mensais na internet, 2 deles se sentem insatisfeitos e gostariam de diminuir o número de assinaturas? Esses são dados de um estudo e representam a ponta de um iceberg muito mais profundo, que é o desejo de organizar melhor os serviços online.

Pense sobre sua própria vida: quantos serviços com assinatura você paga atualmente? As alternativas incluem os serviços de streaming de conteúdo audiovisual, streaming exclusivo de música, delivery de lanches e mercado, ferramentas de trabalho... É fácil acabar perdendo as contas de todos os valores.

Nesse texto nós vamos oferecer soluções práticas para gerenciar melhor as assinaturas e simplificar o consumo de serviços digitais, utilizando para isso uma pesquisa da ExpressVPN sobre o tema. Naturalmente, concluir esse processo com êxito pede uma autoanálise e decisões disciplinadas.

1. Liste todos os serviços que assina no momento

O primeiro passo para otimizar seus serviços e simplificar a vida é fazer uma lista com todos aqueles que assina no momento. Tire um dia para a tarefa e sente diante do aplicativo do seu banco, checando cada um dos gastos associados com os serviços por assinatura. Faça o mesmo com documentos físicos.

É só a partir da percepção do "todo" que você conseguirá realizar as outras etapas da organização. Caso contribua com o pagamento de serviços nos quais não é o assinante principal, não se esqueça de incluí-los na conta! Ao fim, some os valores gastos e defina se eles excedem ou não suas expectativas.

2. Busque alternativas gratuitas

Segundo a pesquisa que estamos abordando até aqui, 40% dos assinantes mensais digitais preferem serviços gratuitos com propaganda, em detrimento de serviços pagos e livres de ads. Esses dados mostram que há uma parcela significativa dos usuários que consideram os serviços grátis.

Se você está nesses 40%, que tal começar a pesquisar por alternativas gratuitas aos serviços que já assina? O Youtube Music, por exemplo, é um streaming de música pago a partir do Youtube Premium, mas ele existe gratuitamente. Nesse caso, há propagandas, mas o custo anterior de assinar cai para 0.

3. Faça pesquisas sobre os melhores valores

Para cada tipo de serviço por assinatura existente no mercado, há dezenas e dezenas de opções. Só no streaming de conteúdos encontramos a Netflix, Amazon Prime, Disney+, Paramount+, Max e vários outros! Naturalmente, cada um desses serviços traz uma biblioteca distinta e tem preços diferentes.

Você pode ponderar quais deles oferecem os filmes e séries que mais o interessam, mas outra opção é considerar os valores. Quais dos serviços são mais caros? O preço deles compensa? Essa pode ser uma alternativa para diminuir os custos, cancelando os serviços mais caros em favor dos mais baratos.

4. Elimine os serviços que usa com pouca frequência

A fadiga com as assinaturas tem relação próxima com o quão frequente (ou não) nós as utilizamos. Um serviço que você aproveita todos os dias não vai ser um custo considerado, pois está tirando o máximo de proveito. Um que raramente se lembra de utilizar, por outro lado, é um custo mais chato.

A pesquisa menciona que 15% dos assinantes desses serviços se sentem sobrecarregados o tempo todo, o que aponta a importância de ponderar o que vale a pena manter e o que pode ser dispensado. Mais uma vez, não existe uma régua definitiva: tudo depende do que faz mais sentido para cada um.

5. Mantenha a lista de serviços assinados atualizada

Assim como qualquer outro tipo de serviço, aqueles que funcionam sob modelo de assinatura tem seus valores alterados com o passar do tempo. O que antes custava X, pode estar agora custando 2X, o que pede atualizações na lista que mencionamos durante o primeiro item, a fim de tomar decisões.

Um serviço pode fazer sentido pelo preço X, mas deixar de ser interessante ao custar 2X, o que pede a atenção dos assinantes. Isso sem falar em múltiplos serviços que são "fundidos", como aconteceu recentemente com a Star+ e a Disney+. Todos esses elementos precisam ser atualizados na sua lista!

6. Coloque a qualidade acima da quantidade

Para finalizar, vamos retomar algumas coisas discutidas anteriormente. De cara, podemos citar outra estatística: aquela de que 37% dos assinantes estão buscando cortar um ou mais serviço de suas contas. Isso nos leva a refletir que muitas vezes a quantidade é colocada acima da qualidade.

Não é preciso dizer que "melhor" é sempre superior a "mais", o que significa que você pode trocar dois ou mais serviços por um único. Esse único pode custar um pouquinho mais, mas ele fará mais sentido no seu cotidiano. Valores pequenos de cada serviço aos poucos se tornam uma bola de neve.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos