Buscar no site

Alunos da Ernani Rodrigues são vice-campeões na 7ª Jornada de Foguetes

A competição foi em nível nacional

EE Prof Ernani Rodrigues

  • 14/11/15
  • 06:00
  • Atualizado há 443 semanas

Cerca de 500 alunos e professores de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio do Brasil participaram da 7ª Jornada de Foguetes, que aconteceu de 26 a 28 de outubro de 2015, em Barra do Piraí (RJ). O evento é organizado pela 9ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e recebeu inscrições de quase 2 mil escolas, totalizando 87.734 inscrições de alunos.

A iniciativa é apoiada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pela Agência Espacial Brasileira (AEB), pela Fundação Marcos Pontes, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os alunos da EE Prof. Ernani Rodrigues, Maria Heloísa Andrade do Val, Vinícius Ferreira Miranda e Wesley Fernandes Alves estiveram entre as 103 equipes que foram selecionadas, em maio,

durante a mostra brasileira feita pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O aluno Gabriel Martins Montolezzi trabalhou no projeto com muita dedicação e

empenho para que seus colegas alcançassem a distância necessária para a participação na MOBFOG.

O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, participou do encontro e fez uma palestra para os alunos. Para ele, "a jornada permite a integração de estudantes de diversas partes do País que têm os mesmos sonhos", e ele vê, também, uma possibilidade de incentivar novos interessados no programa espacial brasileiro.

Os participantes apresentaram projetos de foguetes de garrafa pet movido a vinagre e icarbonato de sódio e a programação do evento conta com a apresentação do projeto para Banca examinadora e a parte prática ocorreu no campo, onde a equipe lançou o foguete a uma distância de 146 metros, conquistando, com esta marca, o troféu de vice-campeã na competição. Motivo de muito orgulho e satisfação de todos os envolvidos, gestão escolar, professores, alunos, pais e comunidade escolar.

Para os professores idealizadores do projeto, Marta Regina Vasconcelos de Lima e João Sirineu Vinhesque, responsáveis pela disciplina eletiva Produção Explosiva, "realizar o trabalho de produção do foguete contribuiu para uma metodologia de ensino e aprendizagem de forma prática e lúdica, capaz de aguçar a experimentação, a elaboração de hipótese, o debate e a

busca do conhecimento, levando os jovens a serem protagonistas".

Cabe ressaltar que os próprios alunos estudaram e buscaram soluções para os problemas de maneira organizada, demonstrando serem protagonistas científicos. Participar deste projeto e da jornada de foguetes, segundo os referidos professores "significa, para os alunos, o resgaste da sua autoestima, atuando como agente de seu próprio conhecimento".

'Este ano, conseguimos uma parceria muito importante com o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, da Fundação Educacional do Município de Assis (IMESA/FEMA), referência de centro educacional, polo regional de pesquisa e extensão de serviços prestados à comunidade. Essa parceria possibilitou aos alunos envolvidos na Eletiva conhecer o ambiente universitário,

ampliando seus conhecimentos com profissionais da área de Física e Química, enriquecendo seu projeto de vida' diz a professora.

A participação dos alunos da Escola Pública na Mostra Brasileira de Foguetes de 2015 tornou-se realidade graças ao apoio financeiro de instituições, empresas e pessoas da sociedade civil que ainda acreditam na educação como pedra fundamental para construção de uma sociedade mais

humana e dotada de profissionais competentes. A Escola agradece imensamente a todos que doaram e lutaram para que este sonho se realizasse.

Receba nossas notícias em primeira mão!