Buscar no site

A dermatologista responde: Depilação a laser funciona ou não?

  • 25/02/12
  • 07:00
  • Atualizado há 638 semanas

*Por Carla Ganassim

Meu grande sonho é me livrar definitivamente dos pelos, principalmente dos pelos da virilha e região genital. Isso é possível? Minha virilha vive cheia de bolinhas inflamadas, é áspera, escura, muito parecida com a barba do meu irmão. Assim como ele, não posso usar aparelhos de barbear, pois tenho alergia. A cada quinze dias depilo com cera quente, mas além de muito dolorido, os pelos costumam encravar. Ouvi falar de depilação a laser, funciona mesmo? Gostaria de saber mais sobre isso. Sueli F. (Palmital)

Sueli, esse é o sonho de muita gente, incluindo aí, muitos homens dispostos a não ter mais que barbear-se. Poucas obrigações estéticas são tão chatas quanto se submeter a cera quente ou fria de 15 em 15 dias, ou a ter que fazer barba diariamente.

Não existe até o momento, método de depilação mais prático e fantástico, criado pela medicina, do que a depilação a laser. Se feita de forma correta, com o acompanhamento de um médico capacitado, e principalmente com um equipamento adequado, torna-se um método bastante seguro e eficiente.

O laser simplesmente destrói a raiz do pêlo, fazendo com que ele pare de ser fabricado pelo corpo. O princípio da ação do laser na destruição do pêlo chama-se "Fototermólise Seletiva". O laser é uma luz de uma cor só que destrói seletivamente nosso alvo: o pêlo e sua raiz. A medida que o pelo é destruído, a pele fica mais clara e com menos manchas.

Não chamo a depilação a laser de definitiva, e sim de "epilação prolongada e progressiva", pois ao término das sessões haverá uma diminuição de cerca de 90% dos pelos. Pelos novos, cerca de 10%, dependendo da faixa etária, serão produzidos pelo organismo em cerca de seis meses a um ano. Sempre que isso incomodar, sessões de manutenção estão indicadas.

Mas, é preciso seguir alguns cuidados básicos:

- O laser é atraído pela melanina, quanto mais escuro for o pelo, mais facilmente ele sai. Para os pelos claros é um pouco mais difícil e os pelos brancos (ausência de melanina) não são eliminados pelo laser.

- Opte por um laser de diodo ou de luz pulsada de última geração, pois entre os métodos disponíveis são os mais indicados.

- Nunca pule sessões para não comprometer o resultado. São quatro a oito consecutivas, feitas uma a cada 30 dias.

- Não compareça as sessões de laser bronzeada. Isso atrasa o resultado final.

Por fim, depilar a região genital como você pergunta é possível e, na minha opinião como médica e mulher, é terapêutico e necessário. Pois evita odores desagradáveis e até alguns tipos de infecções ginecológicas, além de ser muito mais higiênico.

Certamente, o laser é o fim da foliculite ocasionada pela cera, pelas lâminas ou por quaisquer outros métodos de tração, que somente afinam o pelo sem destruí-lo. É o fim dos pelos encravados, da pele áspera e da pele manchada e escura pelos outros tipos de depilação disponíveis. Você está no caminho certo.

*Euroclínica

Dermatologia Clínica e Cirúrgica

Drª Carla Ganassin

CRM 120861

Rua Benedito Spinardi, 1.440 - Tel:. (18) 3323 2812

Jardim Europa - Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!