Buscar no site

Bruxismo: Botox pode substituir as placas noturnas

A substância é também utilizada para combater e eliminar o hábito de apertar e ranger os dentes durante o sono

  • 07/05/12
  • 18:00
  • Atualizado há 627 semanas

* Médica Dermatologista, Carla Ganassim

Cada vez mais a toxina botulínica, ou Botox® como é mais conhecida, ganha destaque entre os procedimentos, tanto estéticos como para aqueles que trazem benefícios à saúde. Muito segura, desde que aplicada por médico especialista, a substância é também utilizada com sucesso para combater e eliminar o hábito de apertar e ranger os dentes, especialmente durante o sono.

Conhecida como bruxismo, essa disfunção resulta da contração excessiva do músculo mais forte do corpo humano, o masseter, que é responsável pela mastigação, pelo fechamento da mandíbula e das arcadas dentárias. A doença costuma acometer pessoas ansiosas, estressadas ou que estão passando por uma fase difícil da vida.

Como os sintomas são mais comuns durante o sono, algumas pessoas só descobrem o problema ao serem informadas pelo companheiro ou quando já existem sinais severos, como dores de cabeça frequentes, dores no pescoço e na gengiva, nevralgias, desgastes dentários e até mesmo quebra dos dentes, culminando com a necessidade de colocação de próteses e implantes. Mas essa não é uma regra geral. Em algumas pessoas o bruxismo aparece durante o dia, com ocorrência de espasmos e fechamento da mandíbula, o que faz com que tenham dificuldade até mesmo para abrir a boca.

Tratamento

O tratamento convencional para o bruxismo, é a utilização de placas estabilizadoras na hora de dormir. O problema é que, para a grande maioria das pessoas, elas são consideradas desconfortáveis, atrapalham o sono, provocam salivação excessiva e até mau hálito.

A utilização da toxina botulínica se apresenta, dessa forma, como uma alternativa totalmente inovadora. A aplicação, em dois ou três pontos no nível da mandíbula, faz com que os problemas relacionados ao bruxismo desapareçam após cerca de 15 dias.

A possibilidade e o tempo de uma nova aplicação dependerão da severidade dos sintomas de cada paciente.

Procure o seu dermatologista e tenha noites de sono mais tranquilas!

*Euroclínica Dermatologia Clínica e Cirúrgica

Drª Carla Ganassin

CRM 120861

Receba nossas notícias em primeira mão!