Buscar no site

Médica fala sobre o último encontro da Academia Americana de demartologia e as tendências

O 71º Meeting ocorrido em Miami de 1º a 5 de março

Do Assiscity.com

  • 01/04/13
  • 10:00
  • Atualizado há 580 semanas

Este ano o 71º Meeting da Academia Americana de Dermatologia ocorrido em Miami de 1º a 5 de março reuniu cerca de dezenove mil profissionais do mundo todo e abordou as tendências que estarão nos consultórios de todo o mundo. O Brasil marcou presença com mais de três mil e quinhentos especialistas, o 2º. maior contingente de médicos representantes de um único país. A médica assisense, Dra Carla Ganassin estava entre eles e fala sobre as grandes novidades na área da dermatologia clínica, estética e cirúrgica.

1) Dra Carla, qual a importância desse evento para os dermatologistas?

O Meeting é muito esperado pelos dermatologistas, pelas pessoas ligadas a área e pela população de modo geral que anseia por soluções efetivas para doenças da pele e para o tão sonhado rejuvenescimento. O evento é berço das novas tecnologias no segmento e é justamente pela sua importância, que a indústria cosmecêutica concentra os grandes lançamentos de equipamentos e produtos para a ocasião.

2) Quais são os grandes lançamentos e avanços que o 71º. Meeting American Academy of Dermatology (AAD) apresentou?

De fato, o congresso trouxe avanços no tratamento das alopecias, nas áreas de cosmecêuticos e nutracêuticos, novas fórmulas de peelings, opções terapêuticas para discromias da pele e substanciais mudanças na aplicação da toxina botulínica e de preenchedores.

3) O que isso muda na vida das pessoas de modo geral?

Para os pacientes com queda de cabelo, já existem tratamentos acessíveis, seguros e que, de fato, funcionam. É possível recuperar o cabelo que foi perdido nos últimos dez anos e evitar - se tratados no inicio da queda - que muitas pessoas fiquem carecas.

Para os pacientes portadores de doenças como o vitiligo; para o melasma e melanoses de difícil tratamento e principalmente para os cânceres de pele bastante agressivos foram apresentadas opções de terapias mais rápidas e menos invasivas. Além, de inovações no tratamento e nas cicatrizes da acne e de inúmeras outras patologias que preenchem o dia a dia dos consultórios. Aparelhos consagrados de laser como o Starlux, com suas múltiplas ponteiras foram reiterados como excelência em resultados para diversas doenças da pele.

4) Dra. Carla, a senhora já utiliza alguns dos produtos e equipamentos que existem na área de estética, ainda assim houve alguma nova descoberta?

O profissional de qualquer área tem sempre que buscar novos conhecimentos, isso ainda é mais importante na área médica que almeja a cura e a prevenção. Para ser mais objetiva, existem alguns problemas estéticos como a celulite, a gordura localizada e a flacidez que hoje em dia, com tratamentos minimamente invasivos podem ter uma melhora muito significativa. O uso combinado da radiofrequencia, do vácuo, do ultrassom e da drenagem linfática manual e mecânica já é considerado "padrão ouro" na busca pela perfeição corporal e facial. Aparelhos como o Reaction, o Manthus, o Cellutec reúnem essas características. É claro tudo isso associado a uma dieta equilibrada e a adoção de exercícios físicos regulares aperfeiçoarão os resultados.

5) E a questão das rugas, de retardar o envelhecimento? Existem tantas opções de tratamento, algumas que de fato funcionam e outras que nem tanto - que o "leigo" não sabe mais em quem ou em o que confiar.

Acredito ser essa a principal questão a ser resolvida na dermatologia, uma das áreas da medicina que mais cresceu nas últimas décadas. Já existem alguns consensos, por exemplo, a aplicação da toxina botulínica, não há duvida que ela é a solução para as rugas finas de expressão ao redor dos olhos, na glabela, na testa. O que se aperfeiçoou é a maneira de aplicá-la, para quem e quando é a hora de utilizar, para obter um resultado efetivo e o mais natural possível. O mesmo pode-se dizer dos preenchedores, existem técnicas e produtos testados e aprovados mundialmente. Trata-se de substancias naturais e hipoalergenicas, bastante seguras e com resultados surpreendentes.

6) O que a senhora tem a dizer às pessoas que leem a sua coluna e acompanham o seu trabalho sempre com muita expectativa?

Para nós dermatologistas, o Meeting é um evento muito especial de aprendizado e de intensa reflexão. É preciso adotar uma postura criteriosa para selecionar os procedimentos que se tornarão rotina e que apresentarão, de fato, os melhores resultados. É de vital importância deixar de lado a ganância que norteia o meio acadêmico, e não alardear falsas promessas, tratamentos experimentais, sem comprovação cientifica condenados ou não aprovados pelo FDA, pela ANVISA e pelo CFM.

Receba nossas notícias em primeira mão!