Buscar no site

Assisense é a primeira mulher nomeada Diretora Geral da Escola de Magistratura do Paraná em 40 anos

Rafaela Mattioli Somma foi nomeada em março, na presença do Ministro e Presidente do STF, Luis Roberto Barroso

Redação AssisCity

  • 10/04/24
  • 08:00
  • Atualizado há 3 semanas

A Escola de Magistratura do Paraná - EMAP - nomeou após 40 anos, a primeira mulher para o cargo de Diretora Geral. A escolhida foi a juíza assisense Rafaela Mattioli Somma, que recebeu o cargo na presença do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso. A cerimônia foi realizada no dia 1º de março.

Filha do advogado Dr. Marcos Somma e Marisa Mattioli Somma (in memoriam), Rafaela é graduada em Direito com Mestrado pela Universidade Estadual de Londrina, onde lecionou em cursos de graduação da área. Foi servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Paraná por cinco anos, antes de ser nomeada juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), atuando nas Comarcas de Bela Vista do Paraíso, Nova Londrina e Cornélio Procópio.

Divulgação - Rafaela é a primeira mulher nomeada Diretora Geral da Escola de Magistratura do Paraná em 40 anos - Foto: Divulgação
Rafaela é a primeira mulher nomeada Diretora Geral da Escola de Magistratura do Paraná em 40 anos - Foto: Divulgação

Morando em Curitiba desde 2014, Rafaela começou a dar aulas na Escola de Magistratura do Paraná (EMAP) em 2015, exercendo a supervisão pedagógica da entidade a partir do ano de 2019, cargo que ocupou até ser nomeada Diretora Geral da instituição. Atualmente está cursando o Doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em entrevista, Rafaela conta que a nomeação de Diretora Geral da EMAP foi recebida com grande felicidade e também responsabilidade. "A experiência de compor a direção geral, na condição de supervisora pedagógica, durante os últimos cincos anos, me preparou para este momento histórico, de modo que, agora, na condição de primeira mulher a assumir tão relevante função, pretendo contribuir significativamente para o crescimento e desenvolvimento da magistratura paranaense", disse.

Divulgaçã - Rafaela durante sua nomeação com o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná - AMAPAR, Dr. Marcel dos Santos Ferreira e o Ministro do STF Luis Roberto Barroso - Foto: Divulgação
Rafaela durante sua nomeação com o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná - AMAPAR, Dr. Marcel dos Santos Ferreira e o Ministro do STF Luis Roberto Barroso - Foto: Divulgação

Segundo Rafaela, em sua gestão, o objetivo será assegurar uma educação jurídica de qualidade aos alunos. "Um dos principais focos da gestão consiste, exatamente, na retomada e aprimoramento dos cursos de formação de magistrados. A iniciativa conta com o apoio do presidente da AMAPAR, Marcel Ferreira dos Santos, e do presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ambos comprometidos com a excelência na formação jurídica. O objetivo é estreitar a colaboração com a EJUD-PR, assegurando uma educação jurídica de alta qualidade e relevância para toda magistratura paranaense", finaliza.

Receba nossas notícias em primeira mão!