Buscar no site

Professor do Colégio Anglo Xereta oferece dicas importantes para uma leitura tranquila das obras obrigatórias dos vestibulares

Listas reúnem nomes importantes e atemporais da literatura clássica e contemporânea

Redação AssisCity

  • 15/03/24
  • 08:00
  • Atualizado há 6 semanas

Quem está se preparando para grandes vestibulares como da USP, Unesp e Unicamp, certamente já se deparou com as listas de leituras obrigatórias que são cobradas pelas universidades. Essas listas reúnem nomes importantes e atemporais da literatura clássica e contemporânea.

Porém, em um mundo cada vez mais online e acelerado, o hábito de ler pode ficar em segundo plano, fato este que reflete diretamente no desempenho dos candidatos nos vestibulares.

Para ajudar os estudantes que já estão se preparando para os vestibulares, o Portal AssisCity conversou com o professor de Literatura, Henrique Silva Theodoro, do Colégio Anglo Xereta de Assis, que forneceu algumas dicas importantes para os vestibulandos se prepararem e não perderem o gosto pela leitura dessas obras tão marcantes.

Reprodução/Arquivo Pessoal - O professor de literatura Henrique Silva Theodoro do Colégio Anglo Xereta de Assis - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
O professor de literatura Henrique Silva Theodoro do Colégio Anglo Xereta de Assis - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

- Separar os romances das demais leituras obrigatórias através de uma tabela

"Grande parte das obras que estão nas listas obrigatórias são romances, narrativas mais extensas. Seria interessante o candidato fazer uma tabela, onde ele separa os principais romances das outras leituras, e inicia as obras realizando a leitura de 15 a 20 páginas por dia. Em duas semanas ele já consegue finalizar a obra", explica o professor.

- Realizar fichamento dos contos

Com relação aos contos, Henrique explica que é um caso um pouco mais complexo, pois os vestibulares podem cobrar vários contos de uma única vez. "No caso do conto o interesse seria o candidato ler um por dia e realizar um fichamento, onde ele registre os nomes dos personagens, a ideia do conto, a construção, principalmente porque grande parte das obras que constituem as listas de leituras obrigatórias tem ênfase social", disse.

O professor explica que os vestibulares, em geral, têm esse cunho social e buscam que os candidatos desenvolvam o senso crítico a partir da leitura, para que compreendam a realidade do outro. "É importante que os alunos entendam que a leitura não é algo escolhido ao acaso, algo artificial. A Fuvest, por exemplo, para o próximo ano vai trabalhar uma lista obrigatória só de autoras, só mulheres. A Unicamp trabalha com obras musicais e inclusive já colocou o grupo Racionais em sua prova. É tudo muito pensado", explica.

- Desligar aparelhos eletrônicos na hora das leituras

Henrique explica que apesar dos aparelhos eletrônicos, como celular e kindle, serem ferramentas para leitura, o ideal é que o estudante desligue esses aparelhos e tirem um tempo somente para a leitura. "É assim que os alunos vão exercitando o hábito de ler, tendo um foco mais direcionado, pois sabemos que aparelhos eletrônicos acabam distraindo", conta.

Henrique, que também dá aula no Curso Pré-Vestibular do Colégio Anglo Xereta, conta que costuma trabalhar com as obras selecionadas em suas aulas, para contribuir com a fixação de seu conteúdo. "O vestibular cobra enredo, cobra características, estética, contexto. Se o aluno pretende fazer vestibulares como Fuvest, Unicamp, ter esse contato com as obras vai oferecer mais segurança na hora de trabalhar com elas", finaliza.

Divulgação - O Colégio Anglo Xereta está localizado na Av. Rui Barbosa, 3777 - Foto: Divulgação
O Colégio Anglo Xereta está localizado na Av. Rui Barbosa, 3777 - Foto: Divulgação

Serviço:

Anglo Xereta

Endereço: Av. Rui Barbosa, 3777 - Jardim Paulista

Telefone: (18) 3402-7700

WhatsApp: (18) 99731-8512

Facebook: @angloxeretaassis

Instagram: @angloxeretaassis

Receba nossas notícias em primeira mão!