Buscar no site

Comissionado da Prefeitura de Assis é citado em suposta fraude da merenda escolar no Estado

Comissionado pede exoneração do cargo e Prefeitura emite nota oficial sobre o assunto

Redação AssisCity com informações da Prefeitura Municipal de Assis

  • 27/01/16
  • 17:00
  • Atualizado há 431 semanas

A operação Alba Branca que investiga o desvio de dinheiro público destinado a compra de produtos agrícolas para merendas escolares prendeu o ex-presidente da COAF (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), Cássio Izique Chebabi, que fechou acordo de delação com o Ministério Público de São Paulo e que na última quinta-feira, 21, prestou depoimento de 6 horas, delatando cidades e pessoas que estariam envolvidas no suposto esquema.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Fernando Capez (PSDB), e o ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governo paulista, Luiz Roberto dos Santos, foram citados como beneficiários de esquema de fraude em licitações de merenda escolar de 22 cidades paulistas, entre elas aparece o nome de Assis e de um comissionado da Prefeitura.

Sobre o assunto, a Prefeitura de Assis encaminhou uma nota de esclarecimento que segue na íntegra:

"Considerando as recentes notícias veiculadas pela imprensa, especialmente as divulgadas pelo grupo ESTADÃO, acerca de possíveis irregularidades com a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar - COAF, sediada em Bebedouro - SP, que envolvem a comercialização de produtos agrícolas para merenda escolar, a Prefeitura Municipal de Assis ESCLARECE que:

1. o Poder Executivo Municipal tem plena confiança na lisura e legalidade dos processos licitatórios (inclusive nas chamadas públicas) realizados pela COMUL (Comissão de Licitações) de nossa cidade;

2. nas investigações em âmbito estadual, sobre supostas irregularidades nas compras para a merenda escolar, houve menção ao nome de servidor municipal comissionado, que imediatamente colocou seu cargo à disposição, caso fosse do interesse da Administração;

3. visando reafirmar os compromissos da atual Administração Municipal com relação à ética, austeridade e transparência, decidiu-se aceitar o pedido do servidor citado, ressaltando que a exoneração neste momento não implica em nenhum juízo de valor, até mesmo porque sempre houve confiança nos serviços até aqui desempenhados;

Por fim, esclarecemos ainda que o Executivo Municipal, paralelamente às investigações estaduais, promoverá ações de averiguação da aquisição de gêneros alimentícios, inclusive os oriundos da agricultura familiar, buscando coibir eventuais irregularidades que, caso verificadas, ensejarão a imediata responsabilização dos envolvidos".

Entre os depoimentos publicados no jornal O Estado de São Paulo do dia 22 de janeiro estão os de Carlos Alberto Santana da Silva, César Augusto Bertholino e por último Adriano Mauro, o qual cita o nome do servidor comissionado da prefeitura de Assis. Clique aqui e veja a declaração na página 6.

Segue parte do depoimento:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais