Buscar no site

1º dia de provas do Enem começa neste domingo, dia 5

Abertura dos portões será às 12h com fechamento às 13h; provas terão início às 13h30

Agência Brasil

  • 05/11/23
  • 11:00
  • Atualizado há 36 semanas

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa neste domingo, dia 5 de novembro, com as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia de prova, marcado para 12 de novembro, os estudantes farão as questões de ciências da natureza e de matemática.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de encerramento é diferente: hoje as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Agência Brasil - 1º dia de provas do Enem começa neste domingo, dia 5 - FOTO: Agência Brasil
1º dia de provas do Enem começa neste domingo, dia 5 - FOTO: Agência Brasil

Para fazer o exame, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Também serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, e não serão aceitas fotos da tela do celular.

Outro item obrigatório de levar é caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é aconselhável.

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas também podem ser utilizadas para a obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota para ingresso direto ou concessão de bolsas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais