Buscar no site

Prazo para matrícula de aprovados no Provão Paulista termina nesta terça-feira

Estudantes devem conferir as regras de matrícula de cada instituição

Assessoria de Comunicação

  • 30/01/24
  • 13:00
  • Atualizado há 12 semanas

Estudantes da rede pública aprovados na primeira edição do Provão Paulista Seriado precisam efetivar suas matrículas no ensino superior obrigatoriamente até esta terça-feira (30). A inscrição deve ser feita de forma online no portal de cada instituição. Após o período final de matrículas, o aluno perde a vaga, que será liberada para a segunda chamada, prevista para sexta-feira (2).

Todas as 3.600 escolas estaduais de Ensino Médio da rede estadual paulista estarão abertas entre segunda-feira (29) e terça-feira (30) para apoiar os aprovados nas matrículas.

O Provão Paulista garante o acesso direto à Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

Para não perder nenhuma informação sobre o processo de matrícula, lista de documentos — a começar pelo histórico escolar emitido pela escola de Ensino Médio —, é preciso que todos os aprovados estejam atentos aos detalhes do processo, divulgados por cada instituição.

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo - A inscrição deve ser feita de forma online no portal de cada instituição - Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
A inscrição deve ser feita de forma online no portal de cada instituição - Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Para quem passou na USP, as informações estão disponíveis neste link.

Para quem passou na Unicamp, as informações estão disponíveis neste link.

Para quem passou nas Fatecs, as informações estão disponíveis neste link.

Para estudantes aprovados na Unesp, a universidade organizou alguns outros documentos para apoiar os futuros universitários no processo de matrículas.

Os documentos a seguir valem exclusivamente para a Unesp:

Todas as regras sobre o processo de matrículas na Unesp estão aqui neste link

O cronograma de matrículas está neste link aqui

O estudante acessa o portal dos calouros neste link

E ainda há um vídeo produzido pela Unesp com um tutorial para apoiar a matrícula online neste link aqui

A dica da Secretaria da Educação é que o estudante não deixe para fazer a matrícula na última hora.

'Comecem pela matrícula para garantir vaga'

O estudante Joaquim de Moraes Pereira, de Bauru, ex-aluno da Escola Estadual Professor José Aparecido Guedes de Azevedo, é um dos aprovados para Medicina da USP São Paulo e já está se organizando para a mudança do interior para a capital.

"Estou atrás de moradias estudantis e tenho conversado com alunos que já estão na USP. O que eles me disseram é que eu preciso me lembrar que conquistei a etapa mais difícil, que é a aprovação. Eu repasso essa dica aos meus colegas aprovados: comecem pela matrícula para garantir a manutenção da sua vaga", comenta.

Receba nossas notícias em primeira mão!