Buscar no site

Alunos de escola estadual participam do projeto "Contando Histórias" em Assis

Projeto envolve a leitura literária entre alunos

Redação AssisCity

  • 12/06/24
  • 15:00
  • Atualizado há 4 semanas

Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual PEI "Lourdes Pereira", de Assis, participaram do projeto "Contando Histórias", realizado na disciplina Projeto de Vida, ministrada pela professora Carina Maschio Talon.

"O projeto "Contando Histórias" foi elaborado durante as aulas de Projeto de Vida, já que os estudantes precisavam pensar no desenvolvimento de um projeto social que envolvesse a comunidade local e que fosse relevante para a sociedade. Desta forma, os discentes propuseram algo que envolvesse a leitura literária e os alunos da Rede Municipal de Ensino", disse a professora.

Divulgação - Alunos da Escola Estadual PEI Lourdes Pereira durante o projeto Contando Histórias - Foto: Divulgação
Alunos da Escola Estadual PEI Lourdes Pereira durante o projeto Contando Histórias - Foto: Divulgação

As obras literárias foram selecionadas a partir do acervo da Sala de Leitura da escola e foram lidas para o 4º ano, da "EMEIF. Prof. Manoel Simões", sob a supervisão e parceria da professora Juliana Cristina de Gênova Thameiros.

Dando show de protagonismo, as estudantes Maria Eduarda Ignácio, Valentina Cardoso, Gabryel Adolfo Ruhmann, Caio Peres, Camili de Camardo e Isabely Cristina Cavalcante, foram os responsáveis pelas leituras das obras: "E o dente doía", de Ana Terra e "Na verdade, Chapeuzinho Vermelho estava estragada, de Gerald Guerais, traduzido por Fabio Teixeira.

Divulgação - Os alunos durante a leitura das obras escolhidas - Foto: Divulgação
Os alunos durante a leitura das obras escolhidas - Foto: Divulgação

Durante o Projeto foram exercidas as macro e micro competências socioemocionais, como a amabilidade, autogestão, abertura ao novo, resiliência emocional e principalmente engajamento com os outros. Além da leitura da obra, os alunos fizeram uma roda de conversa sobre a importância da leitura e do estudo para a realização dos seus Projetos de Vida.

Os estudantes destacaram ainda que a experiência foi extremamente gratificante, " Achei muito legal, pois fizemos uma interação com as crianças e podemos contar histórias que enriqueceram o repertório delas", disse o aluno Caio Peres.

Divulgação - Os alunos do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Lourdes Pereira visitaram os alunos do 4º ano da EMEIF Prof.  Manoel Simões - Foto: Divulgação
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Lourdes Pereira visitaram os alunos do 4º ano da EMEIF Prof. Manoel Simões - Foto: Divulgação

O projeto será reiniciado no segundo semestre e contará com a participação de outras turmas das escolas envolvidas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais