Buscar no site

EE "Profª Cleophânia Galvão da Silva": homenagem à Dona Dudu

Histórias de escolas são histórias de amor por vários motivos. Por exemplo, ensinar crianças

Fernando Nascimento

  • 31/05/23
  • 10:00
  • Atualizado há 43 semanas

88/118

Histórias de escolas são histórias de amor por vários motivos. Por exemplo, ensinar crianças. Não há futuro sem educação, sempre falamos isso por aqui. E, patronos e patronesses têm amor pela educação da cidade. Hoje, falaremos sobre uma certa Dona Dudu, uma das primeiras e mais populares professoras de Assis, também conhecida como Cleophânia Galvão da Silva, e que dá nome à tradicional escola da Vila Carvalho.

Dona Dudu nasceu em Engenheiro Passos/RJ, em 09 de fevereiro de 1841. Órfã de pai muito cedo, mudou-se com sua mãe para São Carlos/SP, onde fez o curso normal. Durante as aulas, conheceu seu futuro marido Paulo Camargo, com quem casou-se após formada. Começou a lecionar no mesmo curso, em 1915, e em algumas outras escolas da cidade.

Atraídos pelas oportunidades oferecidas na cidade de Campos Novos Paulista, o casal para lá se mudou em 1918. No ano seguinte, com a transferência da comarca para Assis, Cleophânia passou a lecionar na escola João Mendes Júnior, o Grupão, como adjunta. Também estudou música, dedicou-se a também reger o coro masculino da escola. Faleceu cedo, aos 49 anos, em 03/09/1976.

Recordação (Facebook Memória Fotográfica Assisense)
Recordação (Facebook Memória Fotográfica Assisense)

Seu nome foi dado ao antigo Grupo Escolar da Vila Operária que, em 23/01/1976, fundido com o Ginásio Estadual "Profº Léo Pizzato", à época no mesmo bairro, foi criada a EEPG "Profª Cleophania Galvão da Silva", funcionando em dois prédios até 1980, quando ficou definitivamente instalada na Rua Luiz Nobile. Em 1988, passou a ser EEPSG.

Entre 1994 e 1996, funcionou como Escola Padrão, até o programa ser extinto no estado. Por fim, em 1999, passou a ser chamada de EE "Profª Cleophânia Galvão da Silva".

Interna - Foto: Divulgação
Interna - Foto: Divulgação

A escola possui, entre funcionários administrativos, professores e terceirizados, cerca de de 40 pessoas. Atende os alunos da comunidade de vários bairros vizinhos, como Vila Carvalho, Vila Souza, parte da vila Maria Izabel e Vila Progresso. Atende também os alunos do Parque Universitário e do Bairro N. S. de Fátima (Pacaembu) com direito a ônibus da Prefeitura Municipal de Assis.

Os estudantes têm apresentado índices de resultados das provas da Secretaria da Educação (PROVA PAULISTA, SARESP, OBMEP, SAEB) dentro da média da Diretoria de Assis.

São 230 alunos matriculados na parte da manhã, no Novo Ensino Médio e 9° anos do Ensino Fundamental II e 245 no período da tarde nos 6°,7°, 8°, 9° anos Ensino Fundamental. Não possui cursos extras curriculares.

EE
EE "Profª Cleophânia Galvão da Silva - Foto: Divulgação

Há mais de 47 anos marcando e construindo histórias em nossa cidade.

Você tem alguma história com a Cleophânia?

Até a próxima história no Especial Assis 118 anos.

Receba nossas notícias em primeira mão!