Buscar no site

Etec de Cândido Mota terá o primeiro curso de piscicultura do Estado

Com 300 horas, o curso será coordenado pelo professor Fausto Ribas Chadi e capacitará cerca de 30 alunos por turma

Divulgação

  • 12/02/16
  • 14:00
  • Atualizado há 427 semanas

O Estado de São Paulo terá, a partir de março de 2016, um curso de criação de tilápia em tanques escavados e tanques-rede, o primeiro voltado à piscicultura e aquicultura que será oferecido na Escola Técnica Estadual (Etec) "Professor Luiz Pires Barbosa", em Cândido Mota.

Em visita às instalações da unidade, no dia 27 de janeiro de 2016, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, mostrou-se entusiasmado com a iniciativa, umas das ações do convênio firmado com o Centro Paula Souza para a transferência das tecnologias obtidas por meio da pesquisa pelos institutos da Pasta.

"Teremos inúmeras atividades a serem desenvolvidas, unindo a agricultura, que precisa de atualização tecnológica, e a informação, para transmitir aos produtores, à educação, que lida com um bem extraordinário, que é a formação dos jovens, que são egressos da zona rural ou têm interesse em se dedicar ao desenvolvimento da piscicultura", disse o secretário.

Com 300 horas, o curso será coordenado pelo professor Fausto Ribas Chadi e capacitará cerca de 30 alunos por turma a atuarem nas diferentes etapas do processamento e no controle da qualidade de toda a cadeia produtiva, com aulas práticas em uma unidade de beneficiamento do pescado e apoio do piscicultor Ivo Guiotti.

Para o prefeito de Cândido Mota, Zacharias Jabur, além da instalação do curso, a utilização do pescado produzido na unidade de beneficiamento para a merenda escolar poderá muito positiva, tanto para o desenvolvimento econômico da região quanto para a saúde da população. "O brasileiro está aprendendo a consumir o peixe, um alimento rico em fósforo, excelente para o cérebro. Como a formação dos neurônios ocorre justamente na fase em que a criança está estudando, o consumo da proteína será muito benéfico", destacou o prefeito, que é médico de formação.

O diretor administrativo da Etec, Milton de Gênova acredita que o segmento de piscicultura da região será um vetor do desenvolvimento regional. "A produção, comercialização e renda aumentarão, o segmento terá maior injeção de recursos, mais empregos serão gerados e a região terá a oportunidade de mostrar sua força, graças à pesquisa, boa vontade e ao empenho de todos", afirmou.

O diretor do Instituto de Pesca (IP), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que pertence à Secretaria, Luiz Marques Ayroza, ressaltou o compromisso da Pasta em direcionar a pesquisa às demandas regionais dos piscicultores, promovendo maior proximidade com os produtores. "Com a instalação do curso, poderemos contribuir com tecnologias para a formação de mão-de-obra especializada e que possa ser absorvida pelos projetos de piscicultura na região", afirmou Ayroza.

O curso terá início em março de 2016. Mais informações podem ser obtidas na Etec "Professor Luiz Pires Barbosa", pelo telefone: (18) 3341-1014.

Reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Receba nossas notícias em primeira mão!