Buscar no site

Professor do câmpus da UNESP de Assis desenvolve pesquisa pioneira com células-tronco

Os tratamentos são para enfisema pulmonar e feridas causadas pelo diabetes

Redação AssisCity/Foto: Divulgação

  • 04/05/16
  • 07:00
  • Atualizado há 416 semanas

O professor e pesquisador do câmpus da UNESP de Assis, João Tadeu Ribeiro Paes, participou recentemente do Programa Ciência Sem Limites, da TV UNESP.

João Tadeu é membro do Departamento de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética e Terapia Celular.

Durante o programa, o pesquisador contou sobre os trabalhos realizados com células-tronco para o tratamento de enfisema pulmonar, uma doença que mata cerca de 5% da população mundial. Além disso, a pesquisa também auxilia o tratamento de feridas causadas pelo diabetes.

"Nós começamos com um modelo animal e os resultados foram muito interessantes, sobre regeneração e melhora dos animais que tinham sido tratados para desenvolver enfisema em laboratório. Depois disso, enviamos um projeto para a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP), em Brasília, vinculado ao Ministério da Saúde, para aplicar a terapia em pacientes humanos", explica.

Essa pesquisa é pioneira no Brasil e no mundo, pois é o primeiro trabalho publicado sobre terapia celular em pulmão, em 2011. A pesquisa começou a ser desenvolvida há cerca de 9 anos e, dentre outros resultados positivos, o pesquisador pôde colaborar com a fundação do Instituto Chico Anysio, do qual é o atual diretor científico.

Chico Anysio foi candidato ao tratamento e João Tadeu conversou com o humorista no Rio de Janeiro, quando ele manifestou a vontade de criar o Instituto para ajudar outras pessoas com o mesmo problema, através do incentivo às pesquisas com células-tronco para enfisema pulmonar.

"Esperamos que possamos ampliar as pesquisas e que isso seja o retorno da Universidade para a sociedade. As perspectivas de ampliação são boas e em breve deveremos adquirir novos equipamentos para o laboratório", conclui.

Para assistir à entrevista na íntegra, acesse o site da TV UNESP.

O pesquisador João Tadeu, durante entrevista ao Programa Ciência Sem Limites

Receba nossas notícias em primeira mão!