Buscar no site

Médicos da retaguarda médica da Santa Casa de Palmital podem deflagrar greve

O motivo é que há débitos referentes a 3 meses do ano de 2015

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 25/05/16
  • 15:00
  • Atualizado há 413 semanas

A Santa Casa de Misericórdia de Palmital deve três meses de salários aos médicos que prestam serviços de retaguarda médica. Os débitos são referentes aos meses de junho, julho e agosto do ano passado. Os serviços de urgência e emergência não estão paralisados, todavia correm o risco de paralisar caso a situação não seja resolvida.

Um profissional da saúde conversou com a reportagem e explicou que em reuniões foi acordado que o débito seria pago até o mês de março, entretanto não feito até esta quarta-feira, 25, o que levou os médicos a cogitarem paralisação.

A reportagem do AssisCity conversou com o gerente Administrativo da Santa Casa de Palmital, José Carlos de Almeida, o qual explicou que a situação está em vias de ser resolvida.

"No último dia 9, conversamos com os médicos e acordamos de fazer o pagamento aos poucos. Dois médicos seriam pagos por mês, até findar o débito. Os salários deste ano estão em dia; devíamos cinco meses de salário, entretanto já pagamos dois meses. Alguns médicos entendem a nossa situação, mas hoje a noite ou amanhã, dia 26, faremos uma reunião para tentar resolver isso", disse.

Segundo o gerente Administrativo, a instituição passa por crise financeira, devido à falta de arrecadação e ausência de repasses dos governos Federal e Estadual. "Temos um bom diálogo com a Prefeitura, o que pode nos ajudar a resolver o problema", espera.

A Prefeitura de Palmital enviou uma nota de esclarecimento:

"A Prefeitura Municipal de Palmital tem efetuado todos os repasses para a Santa Casa do município e informamos que a entidade, embora receba total auxílio do poder público, tem diretoria própria e não é um departamento da Prefeitura municipal. De qualquer forma temos grande consideração pelos médicos e funcionários e temos buscado ajudar em tudo que está ao nosso alcance, tanto com recursos próprios da municipalidade quanto buscando recursos junto às esferas estadual e federal para colaborar com o bom funcionamento da entidade. Temos mantido contato direto com a diretoria da Santa Casa e os atendimentos à população têm acontecido normalmente. O Pronto Socorro, que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, também está atendendo normalmente com todos os pagamentos em dia".

Os serviços de retaguarda médica englobam a área de ginecologia, clínica médica, cirúrgica, ortopedia, pediatria e obstetrícia. Estes serviços são prestados mesmo à distância, como nos casos pós-operatórios, quando o paciente necessita de cuidados.

Receba nossas notícias em primeira mão!