Buscar no site

Apoiadores à vaquejada manifestam-se em Assis

A manifestação passou por diversos pontos da cidade

Redação AssisCity / Foto: AssisCity

  • 26/10/16
  • 08:00
  • Atualizado há 391 semanas

Diversos criadores de equinos e bovinos favoráveis à prática da vaquejada se reuniram na manhã desta terça-feira, 25, em Assis, na rotatória do São Francisco de Assis, e percorreram várias ruas do Município para defender o esporte, que é uma das tradições culturais do Brasil.

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou no último dia 6 de outubro que a vaquejada é crime ambiental de maus-tratos aos animais. No Ceará, a prática foi declarada inconstitucional e a tendência é que se aplique aos demais estados da Federação.

O criador de gado bovino e equino, Pedro Rezende Barbosa, destaca que o evento desta terça é em apoio aos praticantes da vaquejada, além de outros esportes do ramo, como o rodeio e provas de laço.

"A vaquejada é um esporte nordestino, é importante para a cultura do rodeio nacional. Conheço muita gente do ramo, a modalidade gera empregos, não existe mau trato algum. Nós tratamos dos nossos animais e os exames clínicos são feitos regularmente. A gente está vendo a cultura de criação do cavalo e de bovinos ameaçada. A decisão do STF não vê a proporção do mundo equestre, enfim da agropecuária para o Brasil", diz.

Segundo Pedro, a Frente Parlamentar do Rodeio, em Brasília, lançou o ato, mas muitos não podem ir a Capital Federal, por isso decidiram fazer em Assis.

"Esperamos que a população assisense entenda o nosso ato, que é uma manifestação pacífica, conversamos com o Departamento de Trânsito e com a Polícia Militar antes de fazermos o manifesto", conclui.

A Polícia Militar (PM) informou que no início da manifestação havia em torno de 50 manifestantes e que vai dar todo o apoio ao ato. No momento de saída dos cavaleiros não tinha ninguém contrário ao movimento.

O Departamento Municipal de Trânsito de Assis (DMTA), juntamente com a Polícia, escoltaram todo o movimento para evitar quaisquer transtornos no trânsito.

Confira as fotos:

Receba nossas notícias em primeira mão!