Buscar no site

Alunos da USP dão dicas para candidatos que farão a segunda fase da Fuvest

Provas começam neste domingo (9) para 20.741 candidatos. A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 2 de fevereiro.

G1

  • 05/01/17
  • 19:00
  • Atualizado há 381 semanas

A segunda fase da Fuvest 2017 começa neste domingo para 20 mil candidatos que já foram aprovados na primeira fase da seleção. Serão três provas: a primeira com português e redação, a segunda com todas as disciplinas do ensino médio e a terceira cobrando conteúdo de acordo com a carreira escolhida pelo estudante.

Enya Costa, de 18 anos, aluna de direito da Universidade de São Paulo (USP), bolsista do Ismart, diz que para se dar bem nesta etapa final é fundamental saber lidar com o psicológico. "Bons estudantes terão o mesmo rendimento, é só saber explorar. Tem de confiar e tentar fazer a melhor prova possível."

Como as questões são discursivas, Enya lembra que é preciso ser direto nas respostas. "É preciso tomar cuidado com os excessos, escrever muito não é sinal de acerto. Não dá para fugir da pergunta."

A segunda prova que aborda todo o conteúdo do ensino médio é a que costuma mais abalar os candidatos. Se isso acontecer, Enya reforça que é possível equilibrar o desempenho na última prova que cobra conteúdos mais relacionados à carreira escolhida pelo candidato. "O segundo dia me desanimou muito porque caiu muito exatas em níveis avançados e eu tenho dificuldade. Mas pensei: 'se foi difícil para mim deve ter sido para muita gente.' Os outros dias compensam, o mais importante é não se desesperar."

Abidan Henrique da Silva, de 19 anos, aluno de engenharia civil na Escola Politécnica (Poli-USP), também bolsista do Ismart, acha que a segunda prova é a mais "traiçoeira" do trio. "Elas são mais fáceis por conta da profundidade que são abordadas, mas requer controle de tempo. Tem de ser mais rígido do que o no primeiro dia. É necessário começar por aquelas com mais facilidade e ter cuidado com os pequenos erros."

No primeiro dia, apesar de a redação assustar, Abidan aconselha que os candidatos analisem as provas dos anos anteriores, pois o padrão costuma se repetir. Na hora de fazê-la, ele aconselha esboçar o rascunho da redação em tópicos.

Para o terceiro e último dia, Abidan sugere investir na autoconfiança, já que a prova cobrar disciplinas que o candidato tem mais afinidade. "É legal fazer uma introdução nas respostas de humanas e exatas, deixar claro todo o raciocínio com respostas completas. Não tem segredo, apesar da complexidade ser maior."

Confira dez dicas dos alunos que enfrentaram com sucesso esse processo:

Na véspera da prova, descanse. Tire o dia para relaxar;

Dê respostas completas, sempre contextualizando-as;

Não deixe nenhuma resposta em branco;

Capriche na letra, o corretor não vai se esforçar para entendê-la;

Alongue o corpo antes do início das provas;

Desenvolva a autoconfiança;

Alimente-se bem antes e durante as provas, leve água e lanches leves;

Durante as provas faça paradas rápidas para ir ao banheiro, nem que seja para lavar o rosto. A pausa faz você ganhar na produtividade;

Controle o tempo, não dá para empacar nas questões com mais dificuldade;

Não se abale se acha que não foi bem em uma das provas. É possível compensar nas demais.

Resultados

A primeira chamada da Fuvest 2017 será divulgada em 2 de fevereiro. Confira, a seguir, as datas das listas seguintes:

- 09/02/2017 (quinta-feira) - 10h: Divulgação da 2ª lista

- 17/02/2017 (sexta-feira) - 10h: Divulgação da 3ª lista

- 23/02/2017 (quinta-feira) - 10h: Divulgação da 4ª lista

- 06/03/2017 (segunda-feira) - 10h: Divulgação da 5ª lista

- 10/03/2017 (sexta-feira) - 10h: Divulgação da 6ª lista

As chamadas seguintes ocorrerão após o processo de reescolha, a partir das vagas não preenchidas.

Abidan Henrique, 19 anos, estuda engenharia civil na USP

Enya Costa estuda direito na USP

Receba nossas notícias em primeira mão!