Buscar no site

Equipe Captom oferece gratuitamente treinos de corrida de rua

Os treinos são aos sábados pela manhã no Parque Buracão

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 13/01/17
  • 07:00
  • Atualizado há 379 semanas

Aqueles que buscam sair do sedentarismo e procuram desenvolver uma atividade física, mas não sabem qual prática esportiva escolher, podem pensar em praticar corrida de rua, que traz muitos benefícios à saúde.

Em Assis, todos os sábados, a partir das 8 horas, um grupo de corredores se reúne para a prática de corridas. A equipe Captom tem como idealizador o educador físico Cleiton Alessandro Pereira, de 34 anos. O encontro é no Parque João Domingos Coelho, o Parque Buracão, na entrada pela Avenida Antônio Zuardi.

Os treinos são gratuitos e acompanhados por Cleiton e outros profissionais da saúde.

"Os treinos são acompanhados por mim; a avaliação dos participantes é feita pela equipe que conta com a psicóloga Ana Rosnel, a nutricionista Jack Lima e a cardiologista Ana Paula. As corridas podem ser praticadas por crianças, jovens, adultos e idosos, desde que não estejam com nenhuma incapacidade física", diz.

Ele conta que a ideia de criar o grupo de corridas começou quando treinava com um amigo que estava com depressão.

"Em 2009 já tinha em mente criar um projeto para estimular as pessoas a praticarem uma atividade física intensa e ajudar a abandonarem o sedentarismo. Entretanto, convidei um amigo que estava depressivo, para treinos aos sábados de manhã, e com o tempo fomos chamando mais pessoas até que formou a nossa Equipe Captom, em 2011. O nome vem das iniciais do meu nome e sobrenome; Tom era o meu apelido de infância, aí foi a junção de Cap com Tom", conta.

Para Cleiton, os principais benefícios da corrida de rua são o bem estar físico e social, além da perca rápida de peso e melhor condicionamento físico.

"Desenvolvo esse projeto pela sensibilidade que tenho em fazer algo que possa ajudar a melhorar o mundo. Se as pessoas estiverem bem com elas mesmas, sendo física, psicológica e social, com certeza seremos mais felizes . Minha sensação é de que estou fazendo um trabalho que pode sim mudar a vida de uma pessoa. Assim como já temos várias pessoas com relatos em relação à qualidade de vida e suas mudanças internas sociais e principalmente com sua própria saúde", aponta.

Cleiton é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e tem uma série de cursos extensivos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) nas áreas esportivas e de saúde.

Se alguém se interessar em conhecer o grupo de corridas pode comparecer no Parque Buracão aos sábados e ainda conhecer a página do Facebook e o site da Equipe Captom.

Receba nossas notícias em primeira mão!