Buscar no site

Estudante de escola pública é destaque por criatividade em desenho e recebe menção honrosa da Nasa

Menina de Marília, no interior de São Paulo, participou de concurso da Agência Espacial Americana e foi destaque entre mais de mil estudantes do mundo todo

G1 Bauru e Marília

  • 13/05/17
  • 18:00
  • Atualizado há 362 semanas

ma estudante de escola pública de Marília, no interior de São Paulo, recebeu uma menção honrosa da Nasa depois de participar de um concurso feito pela Agência Espacial Americana. Isabela Moreira foi destaque entre mais de mil estudantes do mundo todo. A adolescente conseguiu o que, até então, nenhum outro aluno da rede estadual havia conquistado.

Ela e outros estudantes participaram do concurso sobre projetos de estações espaciais futuristas. Até então era assunto que estava apenas nos livros, distante dos alunos, mas com uma ideia e alguns rabiscos, a adolescente criou um desenho e teve um resultado surpreendente. "Foi uma experiência nova, eu fiquei mais interessada na aula sobre essa matéria e despertou interesse maior nas pessoas."

No desenho, a estudante de 15 anos retratou uma espaçonave de transmissão que capta luz solar e envia sinal para terra, foi o que chamou a atenção dos examinadores, já que um dos requisitos do concurso era criatividade e inovação. A estudante nem sempre foi tão fã dos desenhos. "Eu gosto de desenhar, minha família me incentiva bastante, mas não é um hobby, eu desenho mais para as aulas mesmo", conta Isabela.

Foi assim, sem dar muita bola para história, que ela se engajou no concurso e, com a ajuda do professor, foi longe. "Eu apresentei para eles alguns vídeos disponíveis na internet do doutor Marcos Pontes, que demonstra as atividades cotidiana na estação espacial, para eles terem uma dimensão do que é uma estação espacial, como funciona. E a partir daí eles foram tirando ideias. Também mostrei algumas estações futurísticas de alguns filmes, para ter uma dimensão, a partir daí deixei soltar imaginação", lembra o professor de biologia David Cristiano de Almeida.

O resultado já rendendo novos interessados para o próximo concurso. "Isso foi bastante gratificante para escola. Eles têm sonhos para ser alcançados, isso demonstrou que tudo é possível, então basta eles quererem alcançar seus projetos de vida, seus sonhos, que eles conseguem, então essa foi uma grande demonstração que tudo é possível, que eles podem conseguir, podem chegar lá", diz o professor.

Menina conquistou feito inédito para estudante de escola pública (Foto: Reprodução/TV TEM)

Professor incentivou estudante a participar de concurso (Foto: Reprodução/TV TEM)

Receba nossas notícias em primeira mão!