Buscar no site

Descaso no atendimento da UPA gera reclamação dos pacientes, em Assis

Paciente registrou salas dos médicos vazias neste domingo, 21

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 25/05/17
  • 10:00
  • Atualizado há 361 semanas

O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis tem sido motivo de reclamações constantes dos usuários e pacientes. O descaso gerou uma série de debates nas redes sociais, que demonstram que a insatisfação é coletiva.

Daiana Rodrigues Veloso buscou atendimento neste domingo, 21, para o seu filho de nove anos e disse que demorou mais de uma hora para ser atendida.

"Meu filho estava reclamando de muita dor de cabeça, além de estar com febre alta e vômito. Cheguei na UPA por volta das 18h45, fiz a ficha e a enfermeira pediu que eu aguardasse. Ela disse que haveria troca de turno às 19h, mas o horário foi passando e ninguém era chamado. Quando foi 20h20, mais ou menos, eu não aguentava mais ver meu filho passando mal e sem atendimento que liguei para a Polícia Militar", afirma.

Ela disse que 15 minutos após a chegada dos policiais, o atendimento começou a ser realizado.

"Ninguém era chamado para ser atendido e ninguém dava satisfação sobre o que estava acontecendo também. Eu levantei, fui até o corredor e vi que não havia médico em nenhuma das três salas. Foi quando eu liguei para a polícia, que também constatou que não tinha nenhum médico atendendo. Foi uma correria, todo mundo ligando para todo mundo e depois de 15 minutos que a polícia estava lá, os três médicos também chegaram e começaram a atender os pacientes", salienta.

Daiana disse que seu filho foi atendido, fez um raio-X e foi diagnosticado com pneumonia. Entretanto, ela reclama que a criança não foi medicada.

"Passamos pelo médico, que pediu um raio-X e retornamos com o resultado. Ele disse que meu filho estava com pneumonia, que era para fazer inalação e continuar dando dipirona. Ou seja, ele não deu nenhuma medicação para a criança, que continuou passando mal a noite toda, com 40 graus de febre. Na segunda-feira procurei o Posto de Saúde da Vila Ribeiro e consegui passar pelo pediatra", acrescenta.

A mãe da criança acredita que o maior problema, além da falta de médico, é a falta de atenção com os pacientes.

"Durante o tempo que eu estava esperando, ninguém avisou nada para ninguém. São três médicos escalados e nenhum deles trabalhando? Tinha gente que estava lá antes de mim e ainda não havia sido atendido. Fiz um vídeo das salas vazias e o descaso com quem precisa de atendimento. Também conversei com o secretário da Saúde, que me orientou a fazer uma reclamação por escrito e entregar na Secretaria e no CIVAP", afirma.

O locutor Kiko Toledo também publicou um vídeo nas redes sociais, juntamente com o presidente da Câmara, Valmir Dionízio. Eles estiveram na UPA nesta terça-feira, 24, para apurar o atendimento e as denúncias feitas pelos pacientes.

No vídeo é possível ver a sala de espera lotada, com crianças e idosos aguardando cerca de uma hora para serem atendidos.

Em entrevista por telefone, ele afirmou que está recolhendo o maior número de reclamações possíveis e vai encaminhar para a Câmara.

"Os postos de saúde estão funcionando melhor que a UPA em Assis. Temos uma página, onde as pessoas podem fazer reclamações, e o atendimento na UPA é sempre uma queixa. Viemos reunir tudo isso e levar para a Câmara apurar e montar uma comissão de inquérito. Se nada for resolvido, vamos enviar o caso para a promotoria investigar. Os cidadãos precisam ter seus direitos cumpridos e a demora ou falta de atendimento precisa ser denunciada", conclui.

Em nota, o diretor Técnico da UPA, Dr. Paulo Eduardo de Freitas, informou que "O paciente veio à Upa e chegou às 18h53. Passou pelo Setor de Classificação de Risco às 19h13, com queixa de dor de cabeça, tosse , porém o mesmo não apresentou febre no momento da triagem. O caso foi então classificado como Urgência Menor (Verde), com protocolo para atendimento em até 2 horas. O paciente foi atendido por volta das 21h e foi realizado um raio-X. Em relação aos médicos, estava presente uma médica na Sala de Emergência, que assumiu o plantão no horário das 19h. Os outros dois médicos chegaram atrasados, às 20h30. Sobre o fato, a Coordenação está encaminhando relatório referente aos dois médicos para Secretaria Municipal de Saúde para as devidas providências administrativas".

Veja o vídeo gravado por Daiana neste domingo, 21:

Daiana Rodrigues Veloso

Receba nossas notícias em primeira mão!