21 de Novembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO
12/09/2017

Informática da FEMA conta com aulas complementares gratuitas

Projeto de monitoria reforça conhecimentos essenciais na formação profissional

Desde 2012, a Coordenadoria de Informática da FEMA oferece aos estudantes de primeiro e segundo anos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação aulas complementares em formato de monitorias.

Esse projeto contempla matérias sobre Algoritmo (Programação), Inglês e Matemática. "O objetivo é dar apoio aos alunos em assuntos mais complexos nos dois primeiros anos de formação", diz o professor doutor Alex Poletto, coordenador de ambos os cursos.

"Nossos cursos são da área de exatas e, portanto, envolve cálculos, muitas partes técnicas, principalmente Programação. As monitorias funcionam como um reforço a temas fundamentais para quem vai atuar nessa área".

As aulas acontecem uma vez por mês das 18h às 19h e das 23h à 0h, são gratuitas e podem ser utilizadas como horas de atividade complementar. As monitorias de Algoritmo são ministradas pelo professor Celio Desiró, Matemática é com a professora doutora Marisa Atsuko Nitto e Inglês com a professora mestre Maria Ana do Nascimento.

Com a implantação do projeto, o índice de desistência dos cursos de Informática diminuiu, segundo o professor doutor Alex Poletto. "Em geral, grande parte dos estudantes em todo o Brasil abandonam as graduações pela dificuldade com Programação e Matemática. Na FEMA, ao contrário, tivemos avanços, mostrando a relevância do trabalho de monitoria e o quanto é
importante mantê-lo".

E além das monitorias, os cursos de Informática da instituição também trazem no início de cada ano aulas de Programação Interativa. "Usamos uma ferramenta chamada Scratch que, de forma lúdica, ajuda quem está começando o curso, com o desenvolvimento de algoritmos", conta Poletto.

"A Programação é essencial para quem quer se fixar no mercado. Por isso, temos seis aulas semanais regulares na grade do curso sobre o assunto, além das aulas complementares com os monitores e esse recurso interativo".

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA estão entre os mais prestigiados de Assis e região. Com aulas presenciais, os estudantes têm uma ampla estrutura e um corpo docente qualificado, com especialistas, mestres e doutores.


Professor doutor Alex Poletto


Silvio Moura - Assessoria de Comunicação FEMA
+ VEJA TAMBÉM