Buscar no site

Munícipe cobra assistência a cavalo abandonado na Vila das Nações, em Tarumã

O animal aparenta estar com uma das patas machucadas e até o momento não recebeu cuidados veterinários

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 08/10/17
  • 11:00
  • Atualizado há 341 semanas

O abandono de cavalos tem sido um problema constante para diversos órgãos e moradores de cidades da nossa região. São diversos casos noticiados de animais soltos nas ruas ou abandonados em terrenos, sem qualquer tipo de cuidado ou assistência.

Na manhã desta quarta-feira, 4, a moradora Joana Rocha Campos flagrou uma situação semelhante na Vila das Nações, em Tarumã.

"Ontem pela manhã eu passei próximo a essa área, que fica nas proximidades do Sindicato dos Trabalhadores de Tarumã, na Vila das Nações, e me deparei com a situação desse cavalo que está sofrendo e abandonado. Entrei em contato com o Ibama e com a Polícia Militar, para tentar encontrar uma solução, mas fui informada de que casos assim são de responsabilidade da prefeitura. Busquei contato com o setor responsável, mas infelizmente não tive retorno. Fiz um vídeo para falar da situação e publiquei nas redes sociais, porque não consigo ver um animal sofrendo dessa forma sem que ninguém faça nada", afirma.

Segundo ela, o animal estaria com a pata machucada e não recebeu nenhum tipo de cuidado veterinário até o momento.

"Pelo que eu pude ver, o cavalo está com a pata machucada e ontem não conseguia sequer levantar. Nesta quinta-feira, 5, eu passei lá novamente e ele estava na mesma situação. A minha reclamação não é pelo local onde ele está, porque há água e sombra, mas pelo sofrimento. Por ser de responsabilidade da prefeitura, o que eu gostaria é que ele recebesse ao menos os cuidados veterinários para se recuperar e parar de sofrer. Não quero prejudicar ninguém, mas quero deixar o alerta para que as pessoas não abandonem seus animais, principalmente quando eles estão machucados ou doentes", acrescenta.

De acordo com o secretário de Agricultura, Obras e Meio Ambiente, Fábio Alexandre Chenou, a prefeitura não conseguiu identificar o proprietário do cavalo até o momento.

"O município tem algumas leis de proteção animal, que inclusive estão sendo readequadas, e que servem especialmente para esses casos mais comuns que envolvem cavalos, cães e gatos. Estamos preocupados com a quantidade de animais abandonados e esse é um problema que afeta a população, já que causa riscos inclusive de acidentes. De fato o animal está em uma área pública, mas não temos médicos veterinários no posto técnico que possam fazer a avaliação sobre o estado de saúde dele. Nós ainda não identificamos o proprietário, mas já estamos a par da situação e assim que tivermos essa informação, será cobrada dele a responsabilidade pelo fato", conclui.

Veja o vídeo gravado por Joana:

Cavalo abandonado em uma área na Vila das Nações

Receba nossas notícias em primeira mão!