Buscar no site

Santa Casa apaga pinturas de Alemão e desaponta artista assisense

As obras foram feitas, juntamente com os alunos de Psicologia da UNESP

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 24/11/17
  • 07:00
  • Atualizado há 335 semanas

Parece que o branco venceu a arte e os pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Assis terão que voltar a ver as paredes dos corredores e da brinquedoteca como antes.

Em fevereiro deste ano, os espaços ganharam as pinturas do artista assisense Anderson Ferreira Lemes, conhecido como Alemão, e que também teve a participação de estudantes de Psicologia da UNESP de Assis, que realizam o projeto da Brinquedoteca há quase 20 anos na Santa Casa.

Ainda sem entender o porquê, Alemão disse que recebeu um e-mail de um paciente que passou pelo hospital nesta quinta-feira, 23, e viu que as obras artísticas estavam sendo apagadas.

"Em fevereiro eu fiz um trabalho voluntário na Santa Casa, quando pintei o corredor e a brinquedoteca, juntamente com os alunos de Psicologia da UNESP, que desenvolvem o projeto há quase 20 anos. O intuito era deixar as dependências do hospital mais alegres, justamente para desconstruir a ideia de que esse espaço só pode ter paredes vazias e neutras. Só que pela manhã desta quinta-feira, 23, eu recebi o e-mail de um paciente do hospital me dizendo que estão pintando tudo de branco e fiquei sem saber o que houve", afirma.

Segundo Alemão, essa atitude é uma falta de respeito com ele e os demais que participaram dessa iniciativa.

"Eu fico triste de ver que estão apagando um trabalho muito bonito e que, se fosse para ser cobrado, custaria pelo menos R$15 mil. Alguns dos meus trabalhos também são para ajudar os Doutores da Alegria, de São Paulo, e tinha a vontade de colaborar com os hospitais de Assis, mas parece que algumas cabeças mais quadradas não aceitaram bem a proposta. O que na verdade é ruim, porque as obras são para alegrar os pacientes, especialmente as crianças, e não é destinada aos diretores dos hospitais. Não fui informado pela Santa Casa e achei uma falta de respeito com o nosso trabalho artístico, e por isso acho importante tornar isso público", salienta.

Em nota, a Santa Casa informou que "A Direção da Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis reconhece o brilhante trabalho do artista Alemão realizado na ala pediátrica que durante sua permanência encantou os usuários. Esclarecemos que a nova pintura da ala faz parte do plano diretor da Instituição, que contempla as reformas dos setores assistenciais de saúde, incluindo assim a Pediatria. Ao proceder as melhorias foi necessária a realização de outra pintura que nesta nova proposta foi feita no modelo das demais áreas. A mudança não tira a grande contribuição e o talento do artista que poderá ser apreciado em outros locais e ocasiões", conclui.

Pinturas foram apagadas e paredes já estão brancas

Pinturas feitas no início deste ano

Objetivo era alegrar pacientes, especialmente crianças

Pinturas tiveram a participação dos alunos de Psicologia da UNESP

Pinturas feitas em março deste ano

Receba nossas notícias em primeira mão!