18 de Dezembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Professor da Rede Estadual de Ensino participa de "Bate-papo com o autor"

O projeto tende a continuar, diante do resultado positivo na utilização do produto educacional

No dia 28 de novembro, o professor José Carlos Zirondi esteve na Escola José Augusto Ribeiro participando de um "bate-papo" com alunos sobre seu livro Em busca da História de um novo tempo: Uma cultura empreendedora, fruto de seu mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela UTFPR de Londrina.

No decorrer das aulas de História, a professora Juliana Mota Silva, realizou a leitura da obra aos seus alunos por meio da leitura inicial e programada por capítulos a fim de promover o Projeto de Vida. A professora ressaltou, que "no decorrer das leituras, os alunos, ficavam cada vez mais curiosos para saberem o destino dos personagens e sempre queriam saber mais sobre as profissões e a história da cidade".

Segundo o professor José Carlos Zirondi, seu livro, um romance infanto-juvenil, tem a intencionalidade de orientar os estudantes quanto ao papel da família nas decisões dos filhos, sobre profissões, meios de ingresso e permanência no Ensino Superior, desenvolver capacidades empreendedoras, bem como narrar a história da cidade de Assis de uma maneira leve e de fácil compreensão.

Para a professora coordenadora Ana Claudia Giroto, o desenvolvimento de materiais didáticos que auxiliem na orientação dos estudantes e os professores em suas práticas educacionais são fundamentais para que o processo de ensino e aprendizagem se enriqueça, capacitando, cada vez mais, os alunos para o ingresso no mercado de trabalho e na sociedade.

Segundo a diretora Deise Aparecida dos Santos Malaguti, "a realização desse trabalho contempla os princípios do Plano de Ação da unidade escolar, em que a ênfase nas competências leitora e escritora são fundamentais". Ela ainda destaca o envolvimento da atividade em união com a sala de leitura, contando o auxílio da professora Rita Nicolosi, no desenvolvimento de um aprendizado prazeroso.

Deise ainda destaca o fator motivação e a expectativa que o contato dos alunos com um autor de um livro promoveu. "Esse encontro revelou nos estudantes uma grande expectativa em conhecer um autor de um livro e revelou a motivação dos alunos quanto às suas capacidades e possibilidades de escrita e leitura.

Diante do grande envolvimento dos estudantes, o projeto de leitura da obra Em busca da História de um novo tempo: Uma cultura empreendedora, e, posteriormente, o encontro com o autor, o projeto tende a continuar, diante do resultado positivo na utilização do produto educacional.

,


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM