Buscar no site

UNESP realiza conferência sobre arqueologia

Evento foi realizado no dia 9 de novembro

Assessoria Unesp

  • 17/12/17
  • 12:00
  • Atualizado há 331 semanas

No dia 9 de novembro de 2017, ocorreu na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Câmpus de Assis, a conferência "Arqueologia em Israel - Novos meios de abordar a História Antiga na Era Digital", ministrada pelo Prof. Dr. Marcio Teixeira Bastos no âmbito do Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais UNESP Assis/Franca.

O Ciclo de Palestras do NEAM, organizado pelo Prof. Dr. Germano Miguel Favaro Esteves e pela Professora de História Antiga e atual diretora da FCL Assis, Dra. Andréa Lúcia D. Oliveira Carvalho Rossi, tem o objetivo de divulgar temas de pesquisa relativos à Antiguidade e ao Medievo para os alunos de graduação e público geral.

O tema da Arqueologia em Israel foi abordando tendo em conta os avanços tecnológicos das últimas décadas e sua relação com as Humanidades Digitais, campo emergente de estudos, empenhado na coleta, preservação e acessibilidade dos Patrimônios Culturais da Humanidade, assim como na análise de textos e artefatos, usando novas metodologias e novas tecnologias. O tema por natureza é colaborativo e multidisciplinar, na medida em que permite o acesso às Humanidades para qualquer pessoa que usufrui de internet e também articula grupos de pesquisadores especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

O Prof. Dr. Marcio Teixeira-Bastos possui doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) e co-tutela no Department of Archaeology and Ancient Near Eastern Cultures da Tel Aviv University, Israel. O pesquisador também faz parte da equipe do "Apollonia-Arsuf Excavation Project"da Tel Aviv University, um projeto internacional e colaborativo que estuda e escava o sítio arqueológico de Apollonia, localizado próximo a moderna cidade de Herzliya, em Israel. Também é membro do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial - LARP/MAE-USP.

O Laboratório vem se consolidando como um centro de pesquisas que abriga eixos temáticos que possibilitam novos debates, assim como emprego de novas tecnologias e metodologias. Tem como objetivo pesquisar a presença romana em suas áreas de dominação dentro e fora da esfera mediterrânica, além dos processos de transformação cultural e seus correlatos na cultura material.

As Humanidades Digitais, nesse sentido, são ambos: um campo com um conjunto discernível de linhas de pesquisa, práticas e metodologias acadêmicas e também um vago termo guarda-chuva usado para descrever a aplicação da tecnologia digital ao inquérito humanístico tradicional. Representa não somente uma abordagem mais exploratória e menos quantitativa do que as ciências sociais no uso de tais ferramentas, mas também tentativas ambiciosas de modelar e representar a sabedoria humana. Essencialmente seria uma maneira de perguntar, responder e redefinir questionamentos com um conjunto de ferramentas mais inteligentes.

O tema das novas metodologias de ensino em História Antiga e as questões ligadas ao estudo da arqueologia em Israel estão diretamente relacionadas com as pesquisas do Professor e ex-diretor da FCL, Dr. Ivan Esperança Rocha, que atualmente atua em colaboração com o Prof. Dr. Marcio Teixeira Bastos. As comparações regionais sistemáticas nos estudos de Arqueologia Clássica e do Mediterrâneo Antigo realizadas no Brasil enfatizam a necessidade de percorrer novas vias de diálogo e entendimento das práticas transregionais e transculturais, assim como potencializa o entendimento dos distintos desenvolvimentos culturais entre regiões.

As abordagens incluem na sua metodologia o emprego dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) aplicado à Arqueologia, o que permite a análise, dentre outros tópicos, da distribuição de vestígios arqueológicos na paisagem terrestre. Além das cooperações científicas foi salientado que é possível aprofundar as pesquisas na área de Arqueologia, e, ao mesmo tempo, criar canais de contato com pesquisadores e alunos, através da aplicação de novos meios de abordagem e divulgação dos conhecimentos científicos.

SIG aplicado ao estudo arqueológico de Israel

Grupo que participou

Receba nossas notícias em primeira mão!