Buscar no site

Bruxismo pode ser notado em crianças; alerta dentista Patrícia Sartori

Assessoria

  • 16/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 523 semanas

O bruxismo é o processo de ranger ou apertar os dentinhos e é cada vez mais frequente na vida de nossas crianças, provavelmente pela agitação e stress da vida moderna.O bruxismo pode se manifestar de dia ou de noite, de maneira consciente ou inconsciente, em qualquer idade: após a chegada dos dentes de leite, quando acontece a troca dos dentes de leite pelos permanentes ou na vida adulta. Muitos pais relatam que ouvem o barulho do rangido, como se a criança estivesse "mastigando pedrinhas".

É normal bruxismo em crianças? Por que isso acontece?

Cientificamente a sua causa ainda não está bem definida. Entretanto, alguns estudos mostram que existem fatores que predispõem ao bruxismo, tais como: fatores hereditários, fatores dentais (interferências oclusais pela erupção atípica dos dentes-de-leite ou permanentes), fatores sistêmicos (crianças alérgicas, com asma, infecções respiratórias, deficiências nutricionais).

O fator preponderante, no entanto, é o psicológico. A troca de escola, ou a chegada de um irmãozinho, por exemplo, podem causar momentos de stress e ansiedade. Em crianças pequenas, o bruxismo, como outros distúrbios do sono, pode ser desencadeado pela intensidade da fase que vivem.

Quais os problemas que o bruxismo pode trazer?

Normalmente esse processo de apertar não causa dor, mas podem ocorrer desgastes dentais, danos para o suporte dos dentes (perda óssea, mobilidade dental), danos musculares (mordida de bochecha, aumento e/ou dor nos músculos da mastigação), danos à ATM (Articulação Têmporo-Mandibular), dores de cabeça e dores faciais. O importante é que o diagnóstico seja precoce para evitar maiores prejuízos aos dentes.

Existe tratamento? Qual?

Cada caso deve ser analisado individualmente e os fatores descobertos devem ser tratados, tornando talvez necessária a ajuda de outros profissionais, além do dentista

Em alguns casos é necessário o uso de placas mio relaxantes durante o sono, ou tratamento ortodôntico para corrigir a má oclusão.

Organizar o momento anterior ao sono diminuindo o ritmo da criança e acalmá-la ao invés de excitá-la para que se canse e durma, é uma excelente forma de auxiliá-la a ter uma boa noite de sono tranquilo.

Serviço:

Clínica Dra Patricia Sartori

Rua: Duque de Caxias, 269 - Assis/SP

Tel:. (18) 3324 8491

Receba nossas notícias em primeira mão!