Buscar no site

Leitores opinam sobre mudança de direção na Rui Barbosa

Redação AssisCity

  • 23/07/14
  • 07:00
  • Atualizado há 509 semanas

O Assiscity publicou esta semana uma matéria sobre o descontentamento de alguns comerciantes, que têm estabelecimento comercial na avenida Rui Barbosa, entre o Hotel Onix e o Euro Pizza.

Eles alegam que a mudança de mão de direção, de mão dupla para mão única, atrapalhou o movimento nas lojas. Segundo eles, alguns comerciantes até baixaram as portas por conta disso.O Assiscity publica agora algumas opiniões de pessoas da cidade sobre o assunto.

Assisense alega que empresas fecharam suas portas após mão única na avenida Rui Barbosa

Marcelo Nogueira
Marcelo Nogueira

"Acredito que o fechamento de empresas não só na Rui Barbosa, bem como na cidade toda é devido ao aluguel altíssimo praticado pelos "donos da cidade". Isso sim deveria ser combatido pelo prefeito, a exemplo do que foi feito há muitos anos na cidade de Marília, que sofria do mesmo problema de estabelecimentos fechando por aluguéis nas alturas e implantou-se a cobrança de IPTU maior aos prédios vazios, assim a prefeitura pode atuar. Senhores vereadores, manifestem-se", Marcelo Nogueira.

Maria Do Rosário Cristóvão
Maria Do Rosário Cristóvão

"Quando a pessoa quer comprar alguma coisa em alguma loja, ela pega e vai, não importa se a via é mão dupla ou única. Se fechou as portas é porque deveria estar vendendo caro e por isso não tinha freguês", Maria Do Rosário Cristóvão.

"Os argumentos apresentados pelo comerciante são improváveis ou, pelo menos, muito fracos. A falta de vagas para se estacionar no centro, por exemplo, é mais impactante num comércio do que o fato de a via ter sentido único ou não. Não se pode afirmar que tais estabelecimentos fecharam em decorrência apenas da alteração do sentido da via, muito menos através de fotos. Além disso, um dos estabelecimentos que fechou recentemente pertencia a uma rede de vendas de eletrodomésticos e outros, que já possui loja a poucos metros dali, lugar de maior concentração de lojas do mesmo segmento

Pablo Scherrer
Pablo Scherrer
comercial, o que pressupõe que a causa do fechamento fora mais por falta de um estudo de mercado (ou de uma visão empreendedora) do que em decorrência da alteração de sentido da via. A via teve um aumento da velocidade máxima permitida para haver um maior fluxo/escoamento da grande quantidade de veículos que fazem uso dela todos os dias. Isso pode ter feito com que a quantidade de acidentes aumentasse, mas isto pode ser controlado com outras medidas como aumento da fiscalização (eletrônica ou não), sem a necessidade de voltar ao que era. Por fim, sem boas argumentações, mesmo com abaixo-assinado, será difícil convencer o poder público a voltar atrás. Ademais, um abaixo-assinado para manter a via do jeito que está levantaria bem mais que as 5.444 assinaturas obtidas no comércio até aqui. Afinal, a nossa cidade tem 109 anos, não é uma cidade planejada, não possui vias largas (sobretudo no centro) e já tivemos um trânsito pior no passado, antes das alterações que o departamento de trânsito tem aplicado nos últimos anos. Perfeito não está e nem vai ficar. No entanto, é preciso entender que as melhorias, por menor que sejam, estão sendo feitas para facilitar a nossa vida no trânsito de Assis", Pablo Scherrer.

Marcelo Brito
Marcelo Brito

"Se voltar a ser mão dupla vai virar um inferno aquilo lá. A frota de veículos vem aumentando com o passar do tempo na cidade dificultando o trânsito. Está ótimo do jeito que está", Marcelo Brito.

"Papo furado! O comerciante tem que aprender que não é mão dupla que traz clientes e sim bom atendimento, preços justos. Esses comerciantes ficam parados no tempo e nada mais! Boa administração do negócio e viabilidade! Única coisa que precisa na Rui Barbosa são moderadores de velocidade (quem sabe até um radar resolve), de resto está ótimo!", Marcio Pereira de Souza.

"Acho que se eu quiser comprar alguma coisa em uma determinada loja eu vou e não importa o lugar, nem se vou poder estacionar o carro perto ou não, mas acho que deveria

mudar sim voltar a ser mão dupla por conta da velocidade dos carros e das motos na Rui Barbosa, sem contar que muitos motoristas acham que a pista da esquerda é estacionamento porque o povo fica parado naquela faixa para deixar a mãe a esposa, o filho ou o amigo na porta do banco. Isso sim é complicado. Várias vezes quase bati na traseira do outro porque freia com tudo para alguém descer do carro", Aryadne Melo.

"Está ótimo do jeito que está! Isso não tem nada a ver. Quem fechou e porque já estava falindo. Não pode mexer no que está dando certo. 'Se o motorista quer ver a moça, vai no Namoro na TV'. Comentário sem base. Se tem mais de 5.000 assinatura querendo mão dupla, tem 95.000 da população querendo mão única", Renato Henrique Vasco.

Avenida Rui Barbosa, Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!