Buscar no site

Assis já registra mais casos de dengue em 7 meses do que em todo o ano de 2013

O educador em saúde pública alertou que mosquito adaptou-se às baixas temperaturas do inverno e por este motivo deve-se tomar precauções durante todo o ano

Redação AssisCity

  • 29/07/14
  • 08:00
  • Atualizado há 508 semanas

O total de casos de dengue registrados em Assis desde janeiro deste ano, já superou o numero de casos contabilizados no ano de 2013 inteiro.

Até o mês de Julho, a Secretaria Municipal da Saúde já contabilizado 950 casos de pessoas infectadas pela doença no município, sendo que em 2013 durante to o ano, o numero foi de 948 casos.

A chuva que caiu sobre a cidade recentemente aumenta a preocupação das autoridades de saúde, pois novos criadouros podem surgir com água acumulada, facilitando a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Por este motivo as autoridades pedem que a população continue adotando as medidas de prevenção.

O educador em saúde pública, Amaury Pinheiro de Góis, alertou para o fato que o mosquito aedes aegypti se adaptou às baixas temperaturas do inverno e, por isso, atualmente se registra casos da doença em todos os meses, sobretudo no verão.

"Antes só tínhamos registros enquanto durava o calor, mas hoje em dia temos o vírus circulando e grande possibilidade e contágio. Dos 950 casos registrados os últimos cinco surgiram nos últimos 40 dias. Ou seja, diminuiu bem, mas não acabou", adverte.

De acordo com Amaury, as precauções devem continuar nos 12 meses do ano.

"Quando chega o frio a população tem a idéia de que não tem mais dengue e se acomoda, mas ela deve continuar fazendo limpeza de quintais, terrenos, baldios, caixas d'água, ralos, calha entupida, dar descarga em vaso sanitário de uma edícula que não está sendo usada, por exemplo. Os principais vilões dentro das casas têm sido os pratos sob vasos de plantas e a bandeja da geladeira. A recomendação é colocar areia grossa para não deixar acumular água limpa, onde os ovinhos do mosquito da dengue eclodem", orientou Amaury.

Dos casos registrados recentemente, nenhum foi do tipo hemorrágico, o mais grave, que pode causar a morte do paciente.

"Foram casos clássicos, sem gravidade ou pessoa internada. Mas orientamos também pessoas que viajam para cidades onde há epidemia que em caso de sentir os sintomas da dengue que procure uma unidade de saúde pra fazermos busca ativa, destruição de criadouros, bem como ficar em casa ou evitar ficar circulando pela cidade para diminuir o risco de transmissão", finalizou Amaury.

Receba nossas notícias em primeira mão!