Buscar no site

Grupo de saúde intensifica atividades de prevenção às hepatites virais esta semana

Redação Assiscity.com

  • 30/07/14
  • 11:00
  • Atualizado há 508 semanas

O Grupo Integrado de Prevenção e Atenção à Aids, DST, Hepatites e Tuberculose (GIPA), intensifica esta semana as orientações sobre a prevenção às hepatites irais e a coleta de testes rápidos para o diagnóstico das hepatites tipos B e C, por conta do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Maria do Carmo Paes Coelho, coordenadora do GIPA, informou que o trabalho de prevenção inclui orientações, aconselhamentos, pré e pós testes, entre outras atividades realizadas na sede que fica na Rua Cândido Mota, nº 68, ao lado da Secretaria Municipal da Saúde.

Ela pede que as pessoas procurem o órgão para a realização de testes rápidos para a identificação das hepatites B e C, que ficam prontos em cerca de 25 minutos. Estes são os tipos mais comuns de hepatites, causadas por vírus, que inflamam o fígado e muitas vezes não apresentam sintomas, só dando sinais quando a doença já está em estado avançado e grave, como a cirrose e o câncer de fígado.

Maria do Carmo também recomenda que os moradores de Assis tomem as três doses da vacina contra a hepatite B oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois o contágio pode ocorrer de várias formas, como em contato com o sangue de portador do vírus através do ato sexual, compartilhando seringas, agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear, escovas de dente, tatuagem e piercings sem materiais esterilizados, bem como uso de drogas, sejam injetáveis ou inaláveis.

Por fim, a coordenadora do GIPA informa que os testes rápidos, através de uma amostra de uma gota de sangue, para identificar hepatites B e C continuam até sexta feira, dia 1º de agosto, das 8h às 16h. Outras informações pelo telefone 3324-2620.

Receba nossas notícias em primeira mão!