Buscar no site

Represa fica seca e cidade da região enfrenta grave problema de desabastecimento de água

Redação AssisCity.com

  • 02/09/14
  • 15:00
  • Atualizado há 503 semanas

Uma situação vivida em uma cidade da região serve de alerta para todos os municípios do Vale do Paranapanema. O Rio do Peixe, responsável por abastecer 65% de Marília, está operando com apenas 30% da capacidade. O restante do abastecimento é feito com água captada de poços profundos; apesar desta semana ter começado com chuva, ela não foi suficiente para amenizar os problemas de desabastecimento.

A estiagem prolongada está afetando dois importantes mananciais para o abastecimento de Marília. Além do rio, a Represa Cascata também está secando. Juntos, eles fornecem água para 77% da cidade. Com a seca, a captação do Rio do Peixe caiu para 30%. Já o nível da Represa Cascata caiu de 6 para 1 metro e há uma semana a captação foi suspensa.

A Prefeitura de Marília informa que não tem adotado nenhum sistema de rodízio no abastecimento de água. E que durante a madrugada, a água de um reservatório é bombeada para outro onde a demanda é maior.

Represa Cascata está praticamente vazia em Marília

Por causa da estiagem, a prefeitura começou a fazer um rodízio na captação para evitar que o problema da falta de água afete os consumidores, o que, segundo o prefeito Vinícius Camarinha, não vai atingir os moradores. "O rodízio não vai atingir o consumidor final em qualquer região da cidade. O rodízio acontece dentro do sistema de poços e reservatórios do município. Como secou a represa Cascata, temos que abastecer a região que era servida por ela represa com outros dois reservatórios. Tem que fazer esse equilíbrio e esse revezamento para não deixar essa região desprovida de água".

Apesar da seca severa, o prefeito também informa que ainda não tem previsão de que falte água em lugares onde nunca houve problema no abastecimento.

Moradores sofrem com a falta de água em Marília

Receba nossas notícias em primeira mão!