Buscar no site

Zimbauê e escola Francisca Ribeiro firmam parceria em projeto de reflexão sobre o negro

Apenas duas escolas foram selecionadas pelo Mais Cultura, sendo a Francisca Ribeiro a única estadual a desenvolver atividades culturais por meio deste programa

Assessoria

  • 17/09/14
  • 08:00
  • Atualizado há 501 semanas

Alunos da escola estadual Prof.ª Francisca Ribeiro Mello Fernandes participam, nesta semana, da primeira oficina do projeto realizado naqueleambiente de ensino, como parte do programa Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura. Estudantes de todas as séries foram convidados a participar da oficina de hip hop conduzida pelo B.Boy Mankey, o Sulivan Cruz, a partir de movimentos básicos deste estilo musical. O hip hop é originário nos EUA no final da década de 1980 e se expandiu para o Brasil, sendo esta uma das formas de denúncia social e de discussão sobre a condição do negro na sociedade.

O projeto que possibilitou a realização da oficina na escola teve início em agosto, sob a coordenação geral de Vanessa Zandonade e a coordenação executiva de Niva Miguel, membros do Instituto do Negro de Assis - Zimbauê. Nesta iniciativa, o instituto se responsabilidade pelas atividades culturais de educação voltada à questão do negro na sociedade, bem como pela organização das oficinas de ritmos ligados à cultura negra. Faz parte ainda do projeto, a participação dos alunos em mídias comunicativas de rádio, por meio da utilização dos equipamentos radiofônicos já pertencentes à escola, a Rádio Fran.

Em todo o país, cinco mil escolas foram selecionadas por meio do programa Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura, porém em Assis, apenas duas unidades escolares foram contempladas com a aprovação das propostas encaminhadas, sendo uma delas estadual e outra municipal, compreendidas pela Francisca Ribeiro Mello Fernandes e a Nísia Mercadante do Canto Andrade, respectivamente.

Por meio do projeto em desenvolvimento pelo Zimbauê e a escola Francisca, os alunossão estimulados a refletir sobre o negro na sociedade brasileira a partir de discussões e oficinas de ritmos ligados ao hip hop, ao samba e à dança africana. A cada mês, um estilo musical será abordado, tanto nos programas de rádio que estão sendo produzidos, quanto nas oficinas realizadas na escola.

A escola Francisca Ribeiro já possui um sistema radiofônico utilizado pelo grêmio escolar "20 de novembro", denominada Rádio Fran, e os programas desenvolvidos no projeto devem ampliar as ações já desenvolvida para esteveículo de comunicação. O objetivo é auxiliar os alunos na condução da rádio na escola, bem como formar cidadãos participativos e conscientes sobre suas ações na sociedade. Os ritmos abordados nas oficinas serão base para a produção dos programas de entrevistas e músicas a serem preparados e gravados até o final destas intervenções culturais na escola.

Formar cidadãos conscientes

As atividades do projeto elaborado pelo Zimbauê e a escola Francisca são baseadas na proposta de oferecer formação cultural com elementos da cultura afro-brasileira aos estudantes, bem como auxiliarno aprendizado das técnicas de comunicação radiofônica, contribuindo coma democratização da produção, acesso, registro e divulgação da informação e de conteúdos culturais. A ação será realizada junto à escola no período de seis meses, com encontros semanais, os quais se estenderão para o ano letivo de 2015.

A presidente do Zimbauê, Mônica da Silva, acrescenta que esta é uma importante forma de levar as discussões sobre o negro a um maior número de pessoas possível, de maneira a formar multiplicadores de discursos reflexivos sobre o papel do negro na sociedade brasileira e contribuir para que o negro seja tratado de forma digna e valorativa.

O diretor da escola, Joel José dos Santos, conclui que sempre estimula a implantação de novas formas de aprendizado e acesso aos conhecimentos em suas mais variadas manifestações na escola, principalmente quando existe a possibilidade de realizar um trabalho lúdico, como o apresentado pelo Zimbauê. Santos acrescenta que a escola busca oferecer ações que desenvolvam o gosto pela escola, absorvendo sempre as possibilidades que surgem para que isso seja colocado em prática.

Receba nossas notícias em primeira mão!