Buscar no site

Fema recebe Mostra Internacional de Animação

O evento foi organizado de maneira voluntária, por um grupo de alunos do curso de Publicidade e Propaganda

Assessoria Fema

  • 30/10/14
  • 13:00
  • Atualizado há 495 semanas

Na noite da última terça-feira, dia 28, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema participaram da Mostra Internacional de Animação.

O evento é realizado em diversos países, no dia 28 de outubro, Dia Internacional de Animação. Em Assis, o evento aconteceu na Fema e foi organizado por um grupo de alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda da Fundação: Bruna Silveira, Vinícius Bueno, Carol Vergílio, Fernando Vieira e Willian Marques.

O evento gratuito, promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação e Petrobras, ocorreu simultaneamente em Assis e em mais 240 cidades do país.

O objetivo da Mostra é propagar o cinema de animação e atrair novos públicos. Neste ano, 100 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros foram inscritos. Destes, dez foram selecionados para a Mostra Nacional e outros dez foram indicados para a Mostra Internacional, com curtas produzidos por diretores da Itália, Canadá, Argentina, entre outros.

(Foto: Carol Falcão) - Mostra Internacional de Animação ocorreu na Fema nesta semana
Mostra Internacional de Animação ocorreu na Fema nesta semana

Segundo Bruna Silveira, coordenadora do evento em Assis, as produções apresentadas utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2D, animação direto na película e animação de areia.

Para a coordenadora, que também é estudante de Publicidade na Fema, o evento surgiu há dois anos atrás, após o convite de um dos membros do Circuito Cultural de Assis.

"A ideia surgiu há alguns anos atrás, após um convite da Priscila, que faz parte do Circuito Cultural de Assis, que me convidou para ajudar na realização do evento, aqui na Fema e nesta época eu só ajudei ela, conversando com os Coordenadores e com a Direção da Fema, para trazer a Mostra pra cá. Neste ano já comecei como coordenadora para trazer as animações para passar para os alunos de Publicidade".

Este é o terceiro ano que o evento ocorre em Assis, e segundo Bruna, a Mostra ocorre no mundo inteiro. Ela explicou ainda que, no Brasil existe um projeto cultural da Petrobras, que incentiva a produção nacional de animações e apoia o evento.

Para Bruna a realização da Mostra na Fema, com a participação dos alunos de Publicidade e Propaganda, é uma iniciativa que tem tudo a ver com o curso, visto que muitos alunos trabalham com animação, além da questão cultural que envolve o evento.

"Nosso curso está muito ligado à arte, edição e essa Mostra promove um conhecimento a mais para nós, estudantes de Publicidade em especial para aqueles que gostam da área de animação".

Sobre o Dia Internacional da Animação - No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil o evento foi realizado pela primeira vez em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. Mais informações sobre a programação do Dia Internacional da Animação nos demais países acesse, www.asifa.net.

(Foto: Carol Falcão) - Alunos de Publicidade da Fema assistiram as animações propostas pela Mostra
Alunos de Publicidade da Fema assistiram as animações propostas pela Mostra

Receba nossas notícias em primeira mão!