Buscar no site

Campanha Fique Sabendo - 2014 e Dia Mundial de Luta Contra AIDS

7ª Campanha Estadual - Fique Sabendo 2014, acontece no período de 1 a 5 de dezembro de 2014

Assessoria GIPA

  • 24/11/14
  • 12:00
  • Atualizado há 491 semanas

No Estado de São Paulo o problema do acesso ao diagnóstico do HIV/Aids diminuiu, mas ainda persiste.

Muitas pessoas não sabem que estão infectadas com o vírus e não têm oportunidade de realizar o exame. Ainda hoje, dentre outros fatores, o diagnóstico tardio contribui para a morte por AIDS de nove pessoas por dia.

A Campanha tem por objetivo estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste anti-HIV, principalmente para as pessoas mais expostas e àquelas com vida sexualmente ativa e que nunca realizaram o teste de HIV.

A campanha busca aproximar o teste de HIV da população, reduzindo o estigma associado a sua realização e facilitando a implantação dos "fique-sabendo" permanente na rede de atenção básica, permitindo que durante o ano todo a população busque a realização do exame de HIV sem necessidade de encaminhamento médico.

Durante estes anos todos trabalhando na área, a equipe considera que houve um avanço, mas ainda é preciso avançar ainda mais para fazer chegar o teste às pessoas mais expostas ao HIV e passando confiabilidade e qualidade no processo diagnóstico.

Nos anos de 2013 e 2014 foram realizadas várias capacitações para teste rápido diagnóstico de HIV e teste de triagem para Sífilis aos profissionais enfermeiros e psicólogos da Atenção Básica, o que revelou um avanço no Município de Assis em se tratando de diagnóstico precoce do HIV e Sífilis, buscando desta forma a integralidade no cuidado e assistência.

A Campanha que em outros anos era realizada somente de HIV houve um complemento a mais no ano anterior e neste ano será repetida a testagem para sífilis.

O teste será oferecido em todas as unidades básicas de saúde, na rede especializada e unidades volantes e também como novidade será ofertado às pessoas privadas de liberdade.

A equipe do GIPA fará a divulgação no decorrer da semana, em horários disponibilizados em cada unidade de saúde.

A equipe do GIPA aproveita o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS, e estará de portas abertas das 8h às 20h, com oferta de testes rápidos por demanda espontânea atendendo desta forma a população trabalhadora.

O tema "Fique Sabendo - Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença" é o tema oficial da campanha.

A ONG GOLPAM E OPAS estará abordando a população em pontos de grande fluxo de pessoas, para orientação e distribuição de insumos de prevenção.

Durante o ano a equipe realizou palestras educativas em escolas, faculdades, instituições de saúde, empresas, semana da CIPAT, jovens e adolescentes da Legião Mirim, orientações durante a Caravana da Cidadania, Ficar, Carnaval, Virada Cultural, etc...

O GIPA recebe o apoio de diversos segmentos da sociedade entre eles professores das escolas municipais e estaduais, alunos do Programa Escola da Família, da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA, Universidade Paulista - UNIP, Instituto Educacional do Município de Assis - IEDA, UNESP, ONG Golpam de Maracai, ONG OPAS - Assis - Escola Técnica Pedro D'Arcádia - ETEC, Júnior, Eletrônica, Hidráulica Ltda ME, Multi serviços, Márcia Melo - Festa e Companhia, Santa Casa de Assis, Secretaria da Assistência Social, e voluntários.

Receba nossas notícias em primeira mão!