Buscar no site

Dia Municipal do Ferroviário será comemorado com café da tarde

Dia 30 é o Dia Municipal do Ferroviário instituído por lei de autoria do vereador Alexandre Cachorrão e será comemorado com um café no Museu do Ferroviário de Assis.

Assessoria do Vereador

  • 29/06/15
  • 16:00
  • Atualizado há 460 semanas

O Dia Municipal do Ferroviário foi instituído pela Lei Municipal 5.629 de 2012 de autoria do vereador Alexandre Cachorrão, passando a ser comemorada anualmente no dia 30 de junho e passando a fazer parte do Calendário Oficial do Município de Assis.

O objetivo é valorizar todo o legado cultural de desenvolvimento deixado e homenagear aqueles que trabalharam em prol da nossa ferrovia.

Atraídos pelo movimento do gado que provinha do Mato Grosso pela famosa estrada boiadeira, os dirigentes da Estrada de Ferro Sorocabana resolveram alterar-lhe a rota dos trilhos, o que beneficiou Assis. Com o intenso movimento gerado em tornos dos trilhos da Sorocabana na região, Assis, por sua ótima localização geográfica, ganhou, logo a seguir, o privilégio estratégico de ser um centro abastecedor da Ferrovia.

As oficinas da Sorocabana, contavam com grande capacidade de operação de 10 locomotivas, que deram emprego a cerca de 400 famílias de ferroviários, o que significou também a vinda de muitas famílias de ferroviários para Assis, e gerou um significativo desenvolvimento em termos populacionais e aporte-financeiro para o município.

A abertura oficial da Estação Ferroviária, com trilhos, foi em 1.915, ano em que também nasce a Paróquia de Assis, fruto do desmembramento de Campos Novos. Este impulso inicial repercutiu de pronto, e pela Lei Estadual número 1.496, de 30/11/1915, o povoado já passa á condição de Distrito de Paz, ponto culminante para o crescimento de Assis.

Com o intuito de resgatar e valorizar a nossa história, amanha será realizado pela Fundação Assisense de Cultura, no Museu do Ferroviário "Agenor Ferraz Felizardo", às 16h, um delicioso café da tarde reunindo ex-ferroviários de nossa cidade para uma saudosa confraternização.

Vereador Alexandre Cachorrão

Receba nossas notícias em primeira mão!