Buscar no site

Enxadristas assisenses disputam Fase Estadual em Lindóia

A menina de 9 anos é tímida mas nas jogadas mostra toda sua habilidade

Assessoria da Secretaria Municipal da Educação de Assis

  • 04/07/15
  • 07:00
  • Atualizado há 459 semanas

A aluna Ariane dos Santos Rocha, da Escola Municipal "Prof. Firmino Leandro", classificou-se no campeonato municipal direto para a Fase Estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

Com apenas 9 anos de idade, Ariane já participou de diversos campeonatos em Assis e por várias cidades e estados do Brasil, conquistando em 2014 o 8º lugar no Festival Nacional da Criança (FENAC), entre muitas outras conquistas.

A Fase Estadual acontece em Lindóia no mês de agosto, onde participam também o enxadrista assisense Fernando Yutaka Ferreira, hoje estudante da rede privada de ensino. Ambos os enxadristas aprenderam a prática do xadrez no Projeto de Iniciação Esportiva Esporte Como Você Sempre Quis!, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria técnica com a Autarquia Municipal de Esportes de Assis.

"É muito bom ver a criançada se destacando e levando o nome de Assis para várias competições, principalmente quando se vê apoio e incentivo da Rede Municipal de Ensino nos projetos de base", relata a professora responsável pelo projeto, Cristiane Meira.

A professora conta ainda que a enxadrista Ariane pratica xadrez desde o 1º ano do Ensino Fundamental e hoje no 4º ano ela percebe uma grande diferença de comportamento da aluna.

"A Ariane costumava ser muito tímida, mas na hora do jogo a timidez fica de lado; a enxadrista joga de igual para igual, não importando se ela fala muito ou não, e sim como faz as jogadas".

O JEESP é o maior evento de desporto escolar da América Latina em número de participantes. A realização é de responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Ariane

Fernando

Receba nossas notícias em primeira mão!