Buscar no site

Sistema de coleta de lixo na cidade é desafio para novo secretário

O lixo é um dos velhos problemas da cidade e tem deixado munícipes insatisfeitos

Redação AssisCity

  • 27/08/15
  • 08:00
  • Atualizado há 452 semanas

O novo secretário do Meio Ambiente pode enfrentar muitas intempéries relacionadas ao meio ambiente da cidade e um dos principais problemas diz respeito ao lixo. A reportagem do AssisCity.com fez muitas matérias sobre o problema de coleta de resíduos em Assis, expressando não somente os problemas,mas também a insatisfação de muitos moradores.

Agora, é a vez de Priscila Gonçalves Bazzegio reclamar do trabalho dos coletores de lixo de Assis. A assisense moradora da Vila Clementina comenta sobre a displicência dos trabalhadores no sistema de coleta, pois segundo ela, o lixo é amontoado no meio da rua e os resíduos são espalhados quando os veículos passam.

"Na última segunda-feira, 24, pendurei o lixo na grade defronte a minha casa, mas como em outras ocasiões, os coletores recolhem e amontoam em frente à residência e os carros passam e espalham todos os resíduos, sem contar ainda que cachorros reviram todo o material", relata.

De acordo com a moradora, o problema acontece com frequência no Bairro e frequentemente os carros passam por cima do lixo.

O Município dispõe da Lei 5.294/09, de autoria do vereador João da Silva Filho, o Timba, que é clara e obrigatória a todos os munícipes de Assis.

De acordo com a Lei, as lixeiras servem para depósito de lixo doméstico e o munícipe que não tiver esse item em frente à sua edificação está sujeito à penalidade de multa, renovada a cada 30 dias, até que instale o equipamento. A multa é referente a R$ 161,12.

Ainda conforme a Lei, em seu Artigo 2º, há o que se segue: "fica proibida a disposição do lixo doméstico nas vias ou passeios públicos, em local diverso da lixeira". Para quem deixar o lixo nas vias públicas ou calçadas, a multa é R$ 201,40.

Contudo, a prática da coleta de lixo no Município de Assis não tem se apresentado em conformidade com a referida Lei, pois são os próprios coletores, funcionários da Prefeitura, que deixam os lixos amontoados nas esquinas, exatamente onde é proibido: nas vias públicas.

No período em que Bruno Motta era o secretário do Meio Ambiente, ele informou no dia 22 de julho que a coleta de lixo em Assis é o sistema de bandeira, sistema este em que os coletores juntam o lixo em um único lugar para que o tempo seja otimizado.

De acordo com o ex-secretário, o Município não têm muitos funcionários para fazerem o outro tipo de coleta, que é o contentor, considerado o ideal, que passa de residência em residência para recolher os resíduos.

A coleta do lixo na cidade é feita por 15 coletores da Prefeitura e 30 da COOCASSIS. O ex-secretário alegou no dia 22 de julho que a Prefeitura não têm condições para contratar muitos funcionários para este tipo de serviço e que o sistema de contentor é muito caro. Desse modo, a coleta de bandeira continua sendo a utilizada.

Enquanto o Poder Executivo não escolher o novo secretário, o engenheiro Artur Sanches, que já integrava a Pasta, responde interinamente pela Secretaria.

Receba nossas notícias em primeira mão!