Buscar no site

ENEM dos Concursos: inscrições começam na próxima sexta-feira e isenção vai até 26 de janeiro

Inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, beneficiários e ex-beneficiários do PROUNI e do FIES têm direito à isenção da taxa

Redação AssisCity

  • 17/01/24
  • 12:00
  • Atualizado há 14 semanas

O Concurso Público Nacional Unificado, popularmente conhecido como "ENEM dos Concursos" que oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais, abre seu período de inscrições na próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro. Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição têm até o dia 26 de janeiro para fazer isso.

Para obter a isenção, os candidatos devem comprovar que se enquadram em uma das seguintes condições:

- Estar inscrito no CadÚnico e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 706);

- Ser doador de medula óssea;

- Ser bolsista ou ex-bolsista do ProUni;

- Ter cursado ou estar cursando faculdade com financiamento do Fies.

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro. Os candidatos que tiverem o pedido indeferido poderão apresentar recurso até 30 de janeiro. O resultado final da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 6 de fevereiro.

As inscrições para o CNU devem ser feitas pelo próprio candidato, com seus dados na plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta - ouro, prata ou bronze.

Após o envio do requerimento, o candidato deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) que poderá ser paga em qualquer agência bancária, bem como nas casas lotéricas e nos Correios, até a data de vencimento. O pagamento por PIX poderá ser realizado por meio do QR code apresentado na GRU Cobrança. O pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição.

Marcos Santos / USP Imagens - ENEM dos Concursos: inscrições começam na próxima sexta-feira e isenção vai até 26 de janeiro - FOTO: Marcos Santos / USP Imagens
ENEM dos Concursos: inscrições começam na próxima sexta-feira e isenção vai até 26 de janeiro - FOTO: Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos alerta que, para evitar despesa desnecessária, o candidato deverá pagar o valor somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para o concurso. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento do certame ou sob a hipótese de problemas logísticos durante a aplicação das provas.

Também não é permitida a transferência do valor pago para terceiros ou para outros concursos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias