Buscar no site

Odontopediatria: cárie de mamadeira? Quando levar a criança ao dentista?

Patrícia Sartori dá dicas sobre prevenção e cuidados essenciais para a saúde bucal infantil

Patricia Sartori

  • 30/07/23
  • 17:00
  • Atualizado há 39 semanas

Divulgação - Odontopediatria: cárie de mamadeira? Quando levar a criança ao dentista?
Odontopediatria: cárie de mamadeira? Quando levar a criança ao dentista?

A cárie de mamadeira é um tipo de cárie dentária que afeta os dentes de leite das crianças que consomem bebidas açucaradas na mamadeira, especialmente durante a noite. Esse hábito favorece o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, que produzem ácidos que corroem o esmalte e causam lesões.

A cárie de mamadeira pode trazer sérias consequências para a saúde bucal das crianças, como dor, infecção, dificuldade de mastigação, alteração na fala e comprometimento do desenvolvimento dos dentes permanentes. Por isso, é importante prevenir e tratar esse problema o quanto antes. A prevenção da cárie de mamadeira envolve alguns cuidados simples, como:

- Evitar oferecer bebidas açucaradas na mamadeira, como sucos, refrigerantes e leite com achocolatado. Dar preferência à água ou ao leite puro.

- Não deixar a criança dormir com a mamadeira na boca ou adormecer mamando.

- Limpar os dentes da criança após cada refeição e antes de dormir, usando uma gaze ou uma escova macia adequada à idade.

- Levar a criança ao dentista regularmente para avaliar a saúde bucal e aplicar flúor se necessário.

O ideal é que a primeira visita ao dentista ocorra logo após o nascimento do primeiro dente de leite, por volta dos seis meses de idade. Assim, o profissional pode orientar os pais sobre os cuidados com a higiene bucal da criança e detectar precocemente qualquer sinal de cárie ou outra alteração.

A odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças desde o nascimento até a adolescência. O odontopediatra é o profissional mais capacitado para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças bucais que afetam essa faixa etária, além de educar e motivar as crianças a adotarem hábitos saudáveis para a sua boca.

Se você tem filhos ou cuida de crianças, procure um odontopediatra de confiança e leve-os regularmente para uma consulta. Assim, você estará contribuindo para que eles tenham um sorriso bonito e saudável por toda a vida.

Divulgação - Dentista Patrícia Sartori - Foto: Divulgação
Dentista Patrícia Sartori - Foto: Divulgação

*Patrícia Sartori é Dentista e colunista do AssisCity*

Serviço

Sartori Odontologia

Avenida Nove de Julho, 1129, Centro

Telefone: (18) 3324-6090

WhatsApp: 18 99701-8491

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também