Buscar no site

Almoço nas férias: Educação de SP abrirá 3.422 escolas estaduais no mês de janeiro

Distribuição é feita nas unidades que ofertam a alimentação escolar de forma centralizada

Portal do Governo

  • 25/12/23
  • 08:00
  • Atualizado há 17 semanas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai abrir 3.422 escolas durante as férias de janeiro para oferecer almoço aos estudantes da rede.

A partir do dia 2 de janeiro, a Secretaria abrirá as unidades de ensino que oferecem a alimentação escolar de forma centralizada, ou seja, com contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente pela pasta. Essa alimentação é fornecida em 152 municípios do estado. Nas outras cerca de 2.000 unidades de ensino, a alimentação é fornecida de forma descentralizada, pelas prefeituras, por isso não serão atendidas pela iniciativa.

Rovena Rosa/Agência Brasil - Almoço nas férias: Educação de SP abrirá 3.422 escolas estaduais no mês de janeiro - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Almoço nas férias: Educação de SP abrirá 3.422 escolas estaduais no mês de janeiro - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Diariamente, durante o período de aulas, quase 2 milhões de estudantes se alimentam nas 3.422 unidades com alimentação centralizada. Para o mês de janeiro, a Secretaria tem a opção de atender a todos os estudantes, desde que a escola seja avisada com antecedência para que o almoço seja preparado de acordo com a demanda, a fim de evitar desperdício de alimento.

Em janeiro, o almoço será servido entre as 11h e 13h30. A equipe de nutricionistas da Educação de SP prepara a sugestão de cardápio para a alimentação escolar durante as férias. A lista será encaminhada às diretorias de ensino e às escolas.

"Nossas equipes escolares, incluindo cozinheiras, cozinheiros e equipe gestora, estão prontas e orientadas sobre o almoço nas férias. Esperamos a manifestação dos pais e familiares para que possamos preparar a alimentação escolar, e manter o acesso à alimentação mesmo fora do período de aulas", afirma Nayla Veríssimo, diretora técnica do Departamento de Alimentação Escolar da Educação de SP.

No recesso de julho de 2023, as escolas serviram mais de 160 mil refeições, em um projeto que inspirou a abertura das escolas nas férias escolares de janeiro.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias