Buscar no site

Alunos da Escola Estadual Ernani Rodrigues de Assis são aprovados na USP através do Provão Paulista

Resultados do Provão foram liberados nesta sexta-feira, 26

Redação AssisCity

  • 27/01/24
  • 08:00
  • Atualizado há 13 semanas

Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou os resultados do Provão Paulista Seriado, exame que oferece mais de 15 mil vagas no ensino superior para os estudantes da rede pública do estado.

Através do Provão Paulista, os alunos puderam concorrer a vagas na Universidade de São Paulo (USP), Unicamp, Unesp e nas Fatecs.

Em Assis, dois alunos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues foram aprovados na universidade mais concorrida do estado, a USP. O aluno Mauro Reche Torres Neto foi aprovado no curso de Medicina e o aluno Erick Vieira de Oliveira foi aprovado no curso de Odontologia.

Em entrevista ao Portal AssisCity, a diretora da escola Sandra Gava Khenaifes falou sobre as aprovações. "É um sonho concretizado, algo que antes somente alunos que estudavam a vida toda em escolas particulares e alguns com vários anos de cursinho conseguiam. Ver nossos alunos saírem do colégio direto para cursarem o curso dos sonhos em universidades tão concorridas no país é mais que uma realização. É agradecimento pela minha equipe de professores, gestores e demais funcionários que colaboraram para estas conquistas. Nossos alunos começam desde o sexto ano a desenvolver seus projetos de vida e ver estas conquistas me deixa extremamente feliz e satisfeita com meu trabalho e de todos na escola. É ver que nossa escola pública é de boa qualidade. A Escola Ernani Rodrigues acredita no aluno e o ajuda o tempo todo realizar seus sonhos", disse.

Aprovado em Medicina pela Universidade de São Paulo, o estudante Mauro Reche Torres Neto conta como sua preparação para exames como o ENEM contribuíram para sua aprovação no Provão Paulista. "Eu vim de Belém do Pará para Assis e no segundo ano do Ensino Médio já fui atrás de bolsa para fazer cursinho pré-vestibular. Consegui uma vaga com bolsa integral, pois não tinha condições de pagar, e usei essa preparação para vestibulares e para o ENEM para ir bem para o Provão Paulista", conta.

Divulgação - Mauro Reche Torres Neto, aprovada em Medicina na USP - FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal
Mauro Reche Torres Neto, aprovada em Medicina na USP - FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal

Mauro conta que cursar Medicina não era uma escolha definida, mas que foi a opção mais forte que teve nos últimos anos. "Eu tive a oportunidade de passar em Medicina na Universidade de São Paulo, então não posso desperdiçar a oportunidade de estudar onde os maiores estudaram. É um curso de altíssima concorrência, então estou extremamente feliz com essa conquista", disse.

Erick Vieira de Oliveira, de 17 anos, aprovado em Odontologia, conta que começou a se preparar para o Provão Paulista estudando pelo celular. "Eu sempre fui aluno de escola pública, nunca fiz cursinho, então sempre estudei pelo celular, assistindo aulas pelo Youtube. Uma vez por mês eu fazia redações e simulados, e no último semestre eu fiz todas as provas do ENEM de 2021 até 2022, foi o melhor jeito que encontrei para estudar", conta.

Erick Vieira de Oliveira, aprovado em Odontologia - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Erick Vieira de Oliveira, aprovado em Odontologia - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Sobre o exame, Erick conta que não sentiu tanta dificuldade em comparação com o ENEM e que isso foi graças as ajudas de seus professores. "Os professores me ajudaram muito me direcionando para o que eu tinha que estudar. Sempre sanaram as minhas dúvidas, principalmente os de física, química e língua portuguesa", disse.

Sobre a escolha pelo curso de Odontologia na USP, Erick conta que está muito realizado. "A ficha não caiu ainda, eu estou extremamente feliz. A USP sempre foi minha primeira opção, é a melhor universidade da América Latina. Estou muito ansioso para começar as aulas", disse.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias