Buscar no site

Assis está entre as cinco cidades mais sustentáveis da região central do Estado de São Paulo

A cidade está à frente de Bauru e Jaú no ranking divulgado pela Bright Cities

Redação AssisCity

  • 12/04/24
  • 09:00
  • Atualizado há 2 semanas

Assis ocupa uma posição de destaque no Ranking de Cidades Sustentáveis 2024, produzido e divulgado pela agência de consultoria e pesquisa Bright Cities. Dentre as 319 cidades do país com mais de 100 mil habitantes, Assis ocupa a 52ª posição, sendo a 3ª colocada na região central do Estado de São Paulo, ficando à frente dos municípios de Bauru e Jaú. Marília ocupa a 1ª colocação, em 45º lugar no ranking, e Ourinhos a 2ª, em 51º.

O ranking busca reconhecer positivamente as cidades que são referência nacional, utilizando 40 indicadores para fazer o comparativo entre os municípios participantes. Com isso, o ranking pode identificar aquelas que estão adotando medidas eficazes para promover o desenvolvimento em áreas como transporte, energia, resíduos, qualidade do ar, entre outras.

Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis - Vista aérea de Assis - Foto: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis
Vista aérea de Assis - Foto: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis

Norma ISO

A Norma ISO 37120 é um padrão internacional que estabelece indicadores e metodologias para medir e avaliar o desempenho dos serviços e da qualidade de vida em áreas urbanas, certificando que a cidade monitora os indicadores respaldados pelas devidas evidências para ser uma cidade sustentável. Para isso, são usados cinco pilares principais:

- Prosperidade

- Gestão

- Bem-estar

- Segurança e Infraestrutura

- Serviços Básicos

O ranking geral da região Sudeste foi o seguinte entre os municípios:

1º Barueri (SP)

2º São Caetano do Sul (SP)

3º São Paulo (SP)

4º Santos (SP)

5º Bragança Paulista (SP)

Receba nossas notícias em primeira mão!