Buscar no site

Assis realizará campanha de multivacinação para menores de 15 anos

Imunizantes com histórico de bom alcance estão com baixa adesão no município; vacinação nas escolas não está descartada

Redação AssisCity

  • 27/09/23
  • 16:00
  • Atualizado há 30 semanas

A dificuldade de aumentar a cobertura vacinal de adolescentes tem levado especialistas a sugerir que uma solução eficaz para aumentar a imunização desse público pode ser levar a vacina até ele, no espaço em que estão com mais frequência: a escola. A proposta ganha força no momento em que imunizantes com histórico de atingirem metas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão com baixas coberturas.

A chefe de saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Luciana Phebo, defende a vacinação nas escolas como uma forma de acelerar a retomada das coberturas vacinais, que precisam ser recuperadas antes que doenças controladas por elas voltem a incidir no país, como a paralisia infantil. "Outros setores como a educação devem trabalhar junto com o SUS e o Programa Nacional de Imunizações. Se as escolas não atuarem junto, nós não vamos conseguir dar essa aceleração", afirma Luciana Phebo.

Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil - Assis realizará campanha de multivacinação para menores de 15 anos - FOTO: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Assis realizará campanha de multivacinação para menores de 15 anos - FOTO: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Vacinar nas escolas já faz parte dos planos do Ministério da Saúde para enfrentar as baixas coberturas vacinais. A vacinação de crianças e adolescentes nas escolas deve incluir o apoio de profissionais de saúde da atenção primária, para leitura de caderneta de vacinação, a vacinação propriamente dita, e o registro de doses aplicadas no Sistema de Informação Oficial do Ministério da Saúde. O público prioritário para essa ação são as crianças e os adolescentes de 9 a 15 anos de idade, e as vacinas oferecidas são dT, Febre Amarela, HPV, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningite ACWY e Covid-19.

Em Assis, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Aline Biondo, esclarece que neste momento o foco da Secretaria Municipal de Saúde tem sido fortalecer as salas de vacina. "Estamos ainda em uma retomada de vínculo com as vacinas, então nos próximos dias, do dia 02 ao dia 07 de outubro, vamos realizar uma campanha de multivacinação nas unidades de saúde e avaliar qual será a cobertura vacinal a partir da adesão da população", explicou.

O foco dessa campanha de multivacinação será menores de 15 anos. "Depois dessa campanha, vamos avaliar e ver se será preciso criar novas estratégias, como é o caso da vacinação nas escolas", finalizou a enfermeira.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias