Buscar no site

Escola João Mendes Júnior, de Assis, completa 100 anos

Solenidade em frente à instituição reuniu alunos, professores, grupo gestor e autoridades locais

Redação AssisCity

  • 14/08/15
  • 08:00
  • Atualizado há 454 semanas

Na manhã desta quinta-feira,13, às 8h30, a Escola Municipal de Educação Fundamental -EMEF 'Dr. João Mendes Júnior' completou 100 anos e a diretoria da escola promoveu uma solenidade em alusão ao seu centenário, com a presença de membros do Executivo assisense, alunos, pais, Banda Musical da cidade e toda a comunidade de Assis.

O vice-diretor da Escola Wagner da Silva conta um pouco sobre a cerimônia e a relevância da instituição para os munícipes.

"A cerimônia do aniversário da Escola está sendo muito bonita porque o trabalho para este dia foi muito forte. Os alunos, pais, comunidade, a equipe de docentes e a gestão da Escola trabalharam com afinco para este dia", destaca.

Wagner relata que a cerimônia do centenário da Escola foi embasada em pesquisas amplas nos arquivos da instituição, e no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa, o CEDAP da UNESP de Assis. Além disso, a internet foi uma ferramenta amplamente usada pelos professores junto aos discentes para o entendimento da história e memória do Grupo Escolar.

Na solenidade, os alunos estavam com uniformes da Escola ao longo das décadas. De acordo com Wagner as roupas compreendem o período de duas décadas separadas até alcançarem o centenário.

Ivone Depis Eiras, de 86 anos, foi uma nobre estudante e professora do Grupo Escolar e relata a relevância da instituição em sua vida.

"Estudei no João Mendes na época em que a Escola era na atual Biblioteca Municipal. Sempre tive muitos amigos aqui. Lembro que minha primeira refeição na Escola foi sagu, mas não gostei. Já como professora, trabalhei por quase trinta anos neste local. Fui uma docente muito boa e bem rígida. Os discentes sempre aprendiam comigo. Enfim , dei aulas em várias escolas da cidade, mas o carinho que tenho por este lugar é muito grande. É difícil de explicar. O João Mendes é minha vida", conta.

O prefeito do Município, Ricardo Pinheiro Santana esteve presente na solenidade e destacou que a atual administração tem feito investimentos na educação assisense e que no João Mendes não é diferente, além disso, exaltou a relevância da instituição escolar aos munícipes.

"A Escola João Mendes Júnior é de suma importância para Assis e região, pois formou importantes profissionais que aqui estudaram e trabalharam", diz o prefeito.

Ricardo promete melhorias na instituição escolar como a reforma do patrimônio que já está um tanto deteriorado pelo tempo.

"Vamos fazer melhorias na estrutura do prédio procurando manter o caráter histórico deste patrimônio", promete.

Juliana Rodrigues Desiró, mãe da aluna Juliana Desiró, destaca que foi aluna da referida instituição e que tem muito orgulho de ver a sua filha na Escola.

Já Juliana, que tem apenas oito anos, sente a relevância da Escola na sua vida.

"Tenho muitos amigos e ver a história deste lugar é muito legal. Gosto de muitas matérias, mas as que mais gosto são as de Ciências, História e Geografia", conta entusiasmada.

A Escola João Mendes Júnior tem aproximadamente 500 alunos, abrange alunos regulares e discentes com altas habilidades e especiais.

Mais homenagens serão feitas no desfile da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.

Um pouco da História do Grupo Escolar

O antigo Grupo Escolar se chama 'Dr. João Mendes Júnior' em homenagem a um importante jurista da época. Antes de 1923, a instituição se chamava 'Escolas Reunidas de Assis'. A mudança transcorreu por sugestão do juiz de Direito de Assis, Vasco Smith de Vasconcelos, que sugeriu a troca de nomes ao Governo do Estado.

A Escola surgiu em 1915 no Município de Campos Novos Paulista e se localiza no mesmo local desde 1939.

Até o ano 2000 a escola era uma instituição estadual. Neste início de milênio, ela foi municipalizada. Assim, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e doado em 2012 ao Município.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias