Buscar no site

Assis está entre as regiões com mais incidência do carrapato transmissor da 'Febre Maculosa' no estado; Saúde emite alerta

Casos confirmados em Campinas colocam cidades da região em alerta

Redação AssisCity

  • 19/06/23
  • 17:00
  • Atualizado há 44 semanas

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta para a população de Assis devido a incidência de carrapato-estrela que é o transmissor da Febre Maculosa. É importante que os moradores estejam atentos aos sintomas e adotem medidas de prevenção contra a doença transmitida pelos carrapatos.

A Febre Maculosa e seus riscos:

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, causada pela bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato-estrela contaminado. A doença pode apresentar sintomas como febre, dor pelo corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. Em casos mais graves, pode levar à complicações sérias e, em alguns casos, ao óbito.

O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros - a espécie Amblyomma cajennense, transmissora da doença, pode ser encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.

Situação em Campinas e região:

Embora há mais de dois anos Assis não tem casos confirmados é importante mencionar que a região de Campinas tem registrado um surto de Febre Maculosa. Desde o início de junho, foram confirmados quatro óbitos relacionados ao surto, elevando o total de casos e mortes na região. A investigação ainda está em andamento para identificar a fonte de infecção desses casos.

Assim como Assis e Campinas, Sorocaba e Piracicaba também receberam o alerta do Estado de São Paulo.

Atualização epidemiológica e boletim informativo:

No boletim epidemiológico mais recente, a Secretaria de Estado da Saúde informou que, em 2023, foram registrados 19 casos de febre maculosa em todo o estado, com nove óbitos. É importante ressaltar que, em 2022, houve 63 casos e 44 óbitos confirmados, enquanto em 2021 foram registrados 87 casos, com 48 óbitos.

Cuidados e prevenção:

Para reduzir significativamente o risco de contrair a febre maculosa, é essencial adotar medidas de prevenção. Recomenda-se que a população verifique regularmente se há carrapatos presos ao corpo e adote as seguintes precauções:

- Utilizar roupas claras de manga longa, calça comprida e calçados fechados ao frequentar áreas com vegetação densa.

- Aplicar repelentes de insetos nas áreas expostas do corpo, seguindo as instruções do fabricante.

- Realizar a inspeção minuciosa do corpo após atividades ao ar livre, removendo quaisquer carrapatos encontrados.

- Evitar o contato direto com carrapatos, evitando sentar ou deitar-se em gramados e áreas infestadas.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas, como febre, dor pelo corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas na pele, especialmente se a pessoa tiver frequentado a região de Campinas ou tiver tido contato com carrapatos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias