Buscar no site

Bel Pellizzer: uma pescadora de sucesso!

Pescando por aí...e por ali!

Colaboração: RadiAtiva FM 99,5: Marsy Pacheco

  • 26/07/16
  • 10:00
  • Atualizado há 407 semanas

Pesca amadora é o principal item do turismo de pesca, seja no Brasil ou no exterior, tendo como realce a pesca esportiva.

Praticada por brasileiros e estrangeiros, homens e mulheres, a pesca amadora tem como alvo principal o lazer.

Objetivos da pesca amadora:

- convívio sadio com a natureza,

- interação entre os amantes do esporte,

- não visa necessariamente o extermínio do peixe, o abate é feito somente na quantidade necessária para o consumo imediato,

-lazer.

A Portaria nº 30 /03 do IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, que regulamenta a pesca amadora no território brasileiro, conforme seu Artigo 4º, parágrafo único e Artigo 6º, faculta aos Estados e Municípios restrições mais rígidas em suas áreas de atuação. Essa estratégia visa dar subsídios para conservar os atrativos da região pesquisada e tornar sustentável a atividade.

Em nossa cidade temos uma mulher que aprendeu a gostar da pesca e hoje é referência no Brasil, liderando pescarias de alto nível e fazendo publicações em revistas de renome de suas experiências na área, sempre ao lado de seu esposo.

Ela é Isabel Cristina Paiva Pellizzer, que nasceu em 03/06/62, em Paraguaçu Paulista, de família tradicional de nossa cidade. Ela é casada com Sergio Eduardo Guedes Pellizzer, ou Serginho como é conhecido, bancário aposentado. O casal tem dois filhos, o Marcelo de 30 anos e Caio de 26 anos. Bel é formada em Engenharia Agronômica além de ser Técnica em Agrimensura.

Confira entrevista com a Bel Pellizzer:

ENTREVISTA

Quando surgiu seu interesse pela pesca?

Bel Pellizzer - Meu interesse pela pesca foi a partir de um convite do Serginho para uma pescaria no Pantanal Sul em 1997. Depois dessa pescaria surgiu meu gosto e interesse em aprender sobre a pesca, passei a ler revistas especializadas, assistir programas de pesca, participar de Feiras de Pesca, conhecer e me inteirar com mídia da pesca, tudo sempre ao lado do Serginho, aprendendo e pescando por vários locais do Brasil em seus rios, lagos e represas.

No início onde você mais pescou?

Bel Pellizzer - A represa que mais freqüentei e pesquei foi a represa Capivara de Gardênia, a 30 minutos de Paraguaçu. Lá temos um rancho e esse local foi minha escola prática de pesca com uso de iscas artificiais....O meu peixe favorito, tucunaré é uma das espécies existentes nessa represa.

Como surgiu a oportunidade de escrever para revistas especializas em pescarias?

Bel Pellizzer - Iniciei com as reportagens sobre pesca no final de 2007 a convite do Editor da Revista Pesca Esportiva, o JumTabata, e colaborei por oito anos seguidos, ou seja, até 2015. Tenho em torno de 37 matérias publicadas na Revista Pesca Esportiva. Atualmente estou escrevendo artigos sobre pesca para a Revista Pesca & Cia, que já publicou uma reportagem de minha autoria, sendo que mais três matérias já estão agendadas: uma em Formoso do Araguaia-TO, outra no rio Azul em Novo Progresso, sul do Pará divisa com Mato Grosso e a terceira em Porto Xavier- RS no rio Uruguai.

Qual foi a pescaria que mais marcou sua vida?

Bel Pellizzer - A pescaria mais marcante foi no Amazonas, no rio Negro, em Barcelos (AM) onde pesquei um tucunaré de 10 quilos, que é o sonho de todo pescador esportivo que vai para a Amazônia. Porém todas as pescarias são marcantes e especiais, sempre que possível vamos de camionete e além da pescaria curtimos muito as viagens, conhecendo lugares e pessoas.

Qual foi a pescaria mais longa, em outro país, e a última que realizou?

Bel Pellizzer - A mais longa viagem de pesca foi em 2014. Foram 3 pescarias seguidas, primeiro em Cabixi/Rondônia, no rio Guaporé; em seguida Querência/Mato Grosso, rio Suiá-Micu e por último em Palmas, Tocantins, no rio Tocantins. Foram percorridos mais de 8 mil km, passando por 8 estados em 22 dias. Pescaria fora do Brasil foi somente uma em Paso de Lá Patria, na Argentina, onde capturei um belo surubim do rio Paraná. A última pescaria foi agora em junho em Querência, MT no rio Suiá-Miçu.

Como você é conhecida no mundo da pesca?

Bel Pellizzer -Na mídia da pesca sou conhecida como Isabel Pellizzer Pescadora Amadora Esportiva - colaboradora de Revista de Pesca de nivel Nacional - administradora site de Pesca e Aventura www.isabelpellizzer.com.br

Receba nossas notícias em primeira mão!