Ocorrências que chamaram a atenção da Polícia nesta segunda-feira, dia três, véspera de Carnaval, em Assis, estão sob investigação, mas ainda permanecem sem tantas novidades. Na madrugada, três carros foram incendiados por criminosos, uma Brasília na Rua Olavo Bilac, na Vila Ribeiro, um Citröen C3 e um GM Meriva em um lava-rápido, no cruzamento das ruas Osvaldo Cruz e Sebastião Leite do Canto, no Centro.
O que leva a polícia a crer que os incêndios foram criminosos é que os bombeiros encontraram galões de plástico próximo dos veículos incendiados e o fato de os incêndios terem ocorrido quase no mesmo horário. Na mesma madrugada foi ateado fogo também em veículos (carros, caminhão e carreta) nas ruas de outras cidades do interior paulista, com Bauru, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e em Promissão, onde até a casa de um policial rodoviário foi atacada com uma bomba caseira.
Em entrevista à Tv Tem, o delegado Benedito Antônio Valencise, que chefia o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo da região de Bauru (Deinter-4) descartou a ligação dos casos com facções criminosos e até represália em relação ao plano frustrado de resgate de presos da Penitenciária de Segurança Máxima de Presidente Bernardes na semana passada, já que os ataques ocorreram só na região Centro-Oeste Paulista. “As investigações estão se desenvolvendo no tocante a casos de vandalismo e não ligação com o crime organizado. A Polícia Civil trabalha com provas e não há qualquer prova que indique a relação dos ataques com o plano frustrado das fugas”, destacou Valencise, à Tv.
Para o delegado a maior probabilidade é de os atos incendiários terem como motivação as operações policiais que resultaram em várias prisões nas últimas semanas, com o 46 pessoas que foram presas somente nas operações da Polícia Civil de Assis. “Tendo em vista que o departamento realizou várias operações, aproximadamente 200 pessoas foram presas, além da apreensão de drogas e armas de grosso calibre que resultaram em golpe muito grande na criminalidade da região”.













