Buscar no site

CIVAP apoia reabilitação de animais por meio da APASS de Assis

Local é responsável por fazer resgate, reabilitação, triagem, recuperação, soltura e monitoramento de animais silvestres

Redação AssisCity

  • 10/12/21
  • 09:00
  • Atualizado há 127 semanas

A Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (APASS) é responsável por resgatar, cuidar e devolver ao meio ambiente animais que precisam de cuidados após acidentes, queimadas e até mesmo resgates em cativeiros.

Há 21 anos atendendo Assis e região, em 2018 o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) iniciou uma grande parceria com a Associação, oferecendo aos municípios consorciados a oportunidade de destinação desses animais resgatados em canaviais, rodovias e propriedades da região.

Divulgação - Tucanos em reabilitação para serem devolvidos ao meio ambiente - Foto: APASS de Assis
Tucanos em reabilitação para serem devolvidos ao meio ambiente - Foto: APASS de Assis

Segundo o presidente da APASS, Agnaldo Marinho de Godoi, a parceria trouxe destaque e qualidade aos serviços prestados pelo APASS.

"É uma parceria de sucesso, além de nos ajudar financeiramente, é incrível ver como um consórcio se preocupa com o meio ambiente e em resolver o problema dos municípios de não terem onde destinar esses animais. Hoje essa parceria serve de modelo para outras regiões e estados", pontou Marinho.

Divulgação - Onças abrigadas pela APASS por não poderem voltar ao seu habitat natural - Foto: APASS de Assis
Onças abrigadas pela APASS por não poderem voltar ao seu habitat natural - Foto: APASS de Assis

Na APASS chegam animais em diversas situações e no último levantamento feito pela Associação em novembro de 2021, o local abrigava cerca de 985 animais.

"O nosso trabalho aqui vai além da recuperação dessas espécies, além da triagem e da soltura, também abrigamos e ficamos responsáveis por animais inválidos que já não conseguem mais viver na natureza", destacou o presidente.

Divulgação - Anualmente a Associação recebem cerca de 1400 animais - Foto: APASS de Assis
Anualmente a Associação recebem cerca de 1400 animais - Foto: APASS de Assis

Desde Tucanos sem asas, onças até aves que sofreram algum tipo de sequela, na APASS são cuidados, monitorados e encontram um local seguro e digno para morarem. "Só de onças que não podem voltar ao seu habitat natural nós temos 18", contou Arnaldo.

Anualmente a APAS recebe cerca de 1400 animais silvestres, vindo de diversas cidades da região, e ficando em uma área de 30 mil metros, com um anexo de 69 mil metros que abrigam áreas específicas para onças, primatas, aves, além de ambulatório, berçário e cozinha própria para preparação de alimentos para estes animais.

Divulgação - Animais Silvestres são resgatados de acidentes, incêndios e apreensões - Foto: APASS de Assis
Animais Silvestres são resgatados de acidentes, incêndios e apreensões - Foto: APASS de Assis

"Estamos elaborando um novo serpentário para receber e abrigar os diversos tipos de répteis, também temos o projeto de futuramente criar uma escola de educação ambiental e permitir a visita desses animais que moram aqui e não voltarão para a natureza", destacou o presidente.

Para finalizar Agnaldo Marinho destacou a importância da parceria com o CIVAP. "É um orgulho ter em Assis um consórcio que se preocupa de verdade com o meio ambiente e leva essa preocupação para as prefeituras consorciadas, com certeza o que estamos fazendo aqui, serve de modelo para todo o país", finalizou o presidente da APASS.

Receba nossas notícias em primeira mão!