Buscar no site

Em 15 dias, Assis registra 35 casos positivos de Dengue

Maioria dos casos registrados são oriundos do Parque Colinas; Para conter o avanço da dengue, Saúde realiza arrastão da limpeza neste sábado, dia 20

Redação AssisCity

  • 17/01/24
  • 14:00
  • Atualizado há 17 semanas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Assis divulgou nesta quarta-feira, 17 de janeiro, mais uma edição do Boletim Epidemiológico da dengue. O documento revela que apenas nos primeiros 15 dias de 2024 a cidade registrou 35 casos positivos da doença.

Para tentar conter o avanço da dengue, agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica de Assis e agentes comunitários da SMS estarão no Parque Colinas neste sábado, dia 20, realizando um grande arrastão em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis - Em 15 dias, Assis registra 35 casos positivos de dengue - FOTO: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis
Em 15 dias, Assis registra 35 casos positivos de dengue - FOTO: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis

A ação vai contar ainda com a ajuda de três caminhões que irão recolher todos os objetos para destino apropriado.

O bairro escolhido é estratégico, já que parte dos casos positivos do final de 2023 e começo de 2024 são daquela área. O mês de janeiro é conhecido por ser chuvoso, então retirar esses objetos de circulação, aliado a conscientização da população, vai contribuir para a redução de casos.

"Esse é o período em que precisamos redobrar a atenção com os nossos quintais. Teremos mais ações como essa em outros bairros, mas importante a população já tirar 5 minutos do seu tempo e ver os objetos que possam acumular água. Vamos prevenir para que não tenhamos maiores problemas com o mosquito", conclui a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.

Cuidados para evitar a dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em água parada. Para evitar a doença, é importante tomar os seguintes cuidados:

- Limpar e manter quintais e jardins livres de objetos que possam acumular água, como garrafas, pneus, latas e lonas;

- Não deixar água parada em vasilhas de plantas;

- Colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas;

- Guardar garrafas e embalagens vazias de cabeça para baixo;

- Tampar bem tonéis e caixas d'água;

- Limpar calhas e ralos com frequência;

- Recolher lixo e entulho;

- Usar repelentes e roupas compridas ao ar livre, principalmente durante o dia;

- Instalar telas em portas e janelas.

Em caso de sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Receba nossas notícias em primeira mão!