Buscar no site

Salve a Acis de 1905! Viva a Assis de 2021!

Município comemora o 116° aniversário

Redação AssisCity

  • 01/07/21
  • 13:00
  • Atualizado há 150 semanas

Em tempos de rotinas supercarregadas, morar em cidades pacatas no interior torna-se o sonho de muitas pessoas e famílias que buscam uma vida saudável com mais qualidade de vida, segurança, tranquilidade e ainda natureza esplendorosa para passeios. Mas, não mais passeios em cima de trilhos, como começou Assis há 116 anos, com a chegada de algumas poucas famílias, e logo se tornou a Princesinha da Sorocabana. Agora, sem locomotivas, mas ainda com os trilhos, em breve será mais uma alternativa para os passeios, que hoje são com outros meios de locomoção, que também não são mais os de charretes.

Esse tempo faz parte de uma história de muita delonga para os moradores mais antigos da cidade que ainda se reúnem com familiares e amigos para contarem causos. Agora, passeios são em automóveis, motocicletas, que somente a título de curiosidade, Assis hoje tem a segunda maior frota per capita do Estado de São Paulo. E, sem falar na febre dos bikers desbravadores de trilhas que buscam a prática de um esporte e encontram o prazer da liberdade e ar puro, além da aventura de se depararem com pegadas de onça, ainda existentes nessa terra desbravada há 116 anos, quando foi fundada.

Mas, há ainda de se salientar que sua emancipação política se deu em 1917, conforme documento expedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A confirmação é dada também pelo chefe de Cartório Ronaldo Aparecido Carreira: "A Comarca de Assis só foi instalada em 20 de dezembro de 1917, segundo registros no Cartório e a área a que pertence Assis tem data de escritura de doação feita por Francisco de Acis Nogueira para ser povoada, de 1º de julho de 1905, com transcrição de 19 de julho do mesmo ano, e ficou esta data como a de aniversário da cidade".

Divulgação - Documento fornecido por Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, obtido junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Lei Estadual nº 1.581 de 20 de dezembro de 1917, comprova a data de emancipação do Município de Assis
Documento fornecido por Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, obtido junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Lei Estadual nº 1.581 de 20 de dezembro de 1917, comprova a data de emancipação do Município de Assis

Assis atual

116 anos depois dos primeiros desbravadores, Assis tem características e desenvolvimento próprios e se apresenta como um grande centro comercial e econômico para a região do Vale do Paranapanema, com 6.496 empresas ativas. Ainda vale lembrar de suas riquezas, culturas e diversidade na oferta educacional.

Assis de muitos parques e áreas de lazer, como Parque Buracão, Ecoparque, Ecolago, Parque da Juventude. A tradição em casas noturnas, como o saudoso 'O porão - A viagem pelo som'. Agora outras tantas casas noturnas, restaurantes, lanchonetes em inatividade pela pandemia do novo Coronavírus, mas que sempre foram atrações para moradores de Assis e outras cidades. Assis, o ponto de encontro da juventude!

Não fosse assim, Assis hoje não teria tido crescimento populacional tão grande como o que se tem agora. São 105.087 habitantes, segundo dados do IBGE/2020, em uma área territorial de 460,609km², basicamente de agricultura e pastagem, com 98,9% de alunos em escolas, e surpreendente Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) de 0,805, acima de outras cidades da região e interior do Estado de São Paulo, além de renda per capita em pleno desenvolvimento desde 2010.

Prefeito atual: José Fernandes

Divulgação

Curiosidades de Acis antiga

Documentos disponibilizados pelo Setor Administrativo do Fórum de Assis mostram o que se segue:

1º de julho de 1905 - Capitão Francisco de Acis Nogueira doou 80 alqueires de terra de cerrado para o patrimônio e construção de uma capela.

30 de novembro de 1915 - o povoado foi elevado a Distrito de Paz, integrando o Município de Platina da Comarca de Campos Novos do Paranapanema, através da Lei 1.496.

20 de dezembro de 1917 - foi criado o Município de Assis com território desmembrado de Platina.

20 de março de 1918 - fundada Câmara Municipal de Assis.

8 de abril de 1918 - aprovado o Regimento Interno da Câmara e adotado o Código de Posturas Municipais de Itatiba, para o município de Acis, que assim se escrevia em virtude do nome de seu doador ser Francisco de Acis Nogueira. O nome foi adaptado anos depois pelos próprios moradores que escreviam Acis com dois 's', Assis.

26 de dezembro de 1918 - transferência da sede da Comarca de Campos Novos do Paranapanema para Assis , por força da Lei 1.630-A.

6 de abril de 1918 - vereadores elegeram o primeiro prefeito João Teixeira de Camargo e primeiro vice-prefeito João Lúcio da Silva.

Dados fornecidos pelo Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Assis, fundado no dia 24 de abril de 1916, ainda Distrito de Assis, pertencente ao Município de Platina, com informações da Oficial Maria Clara Fernandes Castilho Garcia:

4 de abril de 1916 - Registro de Nascimento nº 01: Antenor nascido em 11/10/1915, filho de Joaquim Vicente Jonas e Bernardina Moreira de Jesus,

tendo com avós paternos Vicente Ferreira do Prado e Cecília Maria de Jesus e avós maternos Ananias Máximo de Souza e Antônia Maria de Jesus.

24 de maio de 1916 - Certidão de Casamento nº 01 - José Teodoro da Silva e Francisca Maria de Jesus. Pais do noivo: Teodoro Pereira Tavares e Luiza Maria de Jesus; pais da noiva: Francelino Carreiro da Silva e Tiléssia Maria de Jesus.

4 de abril de 1916 - Certidão de Óbito nº 01 - Jandyra, de 3 meses.

Outras curiosidades

Sessão de fotos - Assis antiga e atual

1º Bispo Diocesano: Dom Antonio José dos Santos - 1930 a 1956 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: Internet
Foto: Internet

Casa de Capitão Garcez e dona Judith, atual Museu Histórico de Assis.

Divulgação

1ª professora: Judith de Oliveira Garcez (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação

1º juiz Titular da Comarca de Assis: Vasco Joaquim Smith de Vasconcellos - 1919 a 1928 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação

1ª Igreja Presbiteriana Independente de Assis: 15 de maio de 1921 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: internet
Foto: internet

1ª empresa de Assis: Relojoaria Portuguesa - 1926 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: AssisCity
Foto: AssisCity

1ª Rádio de Assis: Rádio Difusora - 23 de julho de 1941 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: AssisCity
Foto: AssisCity

Prédio da 1ª Câmara Municipal de Assis, onde também funcionava a Prefeitura (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: internet
Foto: internet

1ª igreja de Assis, onde atualmente está localizada a Catedral: 1912 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: Mundozinhos
Foto: Mundozinhos

1º cinema de Assis: Cine São José (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: AssisCity
Foto: AssisCity

1º padre nascido em Assis (10/02/1926 - 07/03/2020) e ordenado padre na cidade, Floriano de Oliveira Garcez.

Divulgação - Foto: AssisCity
Foto: AssisCity

Palácio Episcopal de Assis Santa Terezinha: 1928 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: internet
Foto: internet

Vista parcial da Avenida Rui Barbosa na década de 50 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: Mundozinhos
Foto: Mundozinhos

Casas de madeira que substituíram as de pau-a-pique e cobertas de sapé. A rua principal era a Capitão Assis (Arquivo Família Roselli).

Divulgação

Construção da ferrovia - 1916 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação - Foto: AssisCity
Foto: AssisCity

Praça da Catedral - 1955 (Arquivo Antonio Carlos Holmo).

Divulgação - Foto: AssisCity
Foto: AssisCity

Escola isolada de Assis, em 1917 (Arquivo Luiz Barros).

Divulgação

1º juiz Titular da Comarca de Assis: Vasco Joaquim Smith de Vasconcellos - 1919 a 1928.

1º juiz da 1ª Vara: Carlos Mendes Coelho - 1959 a 1962.

1º juiz da 2ª Vara: Paulo Garcia Guimarães Filho - 1977 a 1979.

1º juiz da 3ª Vara: Sílvio Pelosi - 1983 a 1996.

1º juiz da 4ª Vara: 1983 a 1996.

Autora do Hino de Assis: Maria Lopes de Campos, a dona Pimpa (Arquivo Luiz Barros)

Divulgação

Hino de Assis

Este canto de amor tão vibrante

Comemora a data feliz

Neste Hino festivo saudamos,

Esta Terra querida de Assis!

Terra hospitaleira,

De prosperidade,

E de felicidade.

Terra de amor, terra de paz, seja feliz!

Salve cidade, cidade de Assis.

Terra de amor, terra de paz, seja feliz!

Salve cidade, cidade de Assis.

Fraternal!

Essa é uma homenagem do Portal AssisCity a todos seus leitores e os mais de 105 mil habitantes.

Receba nossas notícias em primeira mão!