Buscar no site

Saúde, segurança e educação são eleitas prioridades na região em Audiência Pública

Redação Assiscity.com/Informações da Assessoria de Assembléia Legislativa

  • 01/06/14
  • 09:00
  • Atualizado há 519 semanas

Aconteceu na Câmara Municipal de Assis esta semana, dia 29 de maio, a 13ª Audiência Pública do Orçamento Estadual 2015, por iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, presidida por Mauro Bragato (PSDB), com os deputados Professor Tito (PT) e Osvaldo Vergínio (PSD), o prefeito de Assis, Ricardo Santana, o presidente da Câmara de Assis, Paulo Matiolli Jr., e a prefeita de Palmital, Ismenia Moraes.

O plenário ficou lotado e todos os presentes eram convidados a participar, recebendo uma folha contendo uma relação de quesitos para que três fossem apontados como prioridades a receberem investimentos do Governo do Estado.

O item mais votado foi Saúde (39 votos), seguido de Segurança Pública e Educação, cada uma com 29 votos. Depois aparecem Assistência Social (16 votos), Agricultura (14 votos), Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (10 votos), Habitação (9 votos), Funcionalismo e Administração Pública (8 votos), Saneamento (7 votos).

Depois aparece com seis votos Urbanismo (pavimentação e outras obras), com cinco votos seguem Esporte e Lazer, Gestão Ambiental, Justiça e Cidadania, com três votos Trabalho (qualificação profissional), com dois votos Cultura e, com apenas um voto, três quesitos: Transporte, Turismo e Organização Agrária. O único item relacionado e não votado foi Energia.

PEDIDOS DAS AUTORIDADES DE ASSIS

Os vereadores de Assis também se manifestaram. Valmir Dionízio pediu verbas para Santa Casa, aquisição de ambulâncias, criação de centro de atendimento a dependentes químicos, asfaltamento da vicinal do bairro Cervinho, nova unidade do Centro Regional de Assistência Social, além de novos conjuntos habitacionais e centro aquático.

Alexandre Cachorrão falou de mais recursos para hospitais da cidade e para programas de esporte e lazer focados na juventude. Matiolli fez um apanhado das demandas apresentadas e acrescentou a construção de mais escolas de ensino fundamental e médio.

PEDIDOS DAS AUTORIDADES DA REGIÃO

A prefeita de Palmital falou da malha viária, ressaltando a necessidade de melhorias nas estradas vicinais. A criação de polos públicos de ensino à distância foi seu outro pedido.

Segurança, saúde, estradas e assistência social foram os assuntos abordados pelo prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, que sugeriu o aumento do efetivo policial, reformulação do hospital regional, criação de centro de atendimento a dependentes químicos e de núcleos de atendimento a vítimas de violência doméstica, e ampliação do programa Melhor Caminho.

O presidente da Câmara Edelcio Silvério e o vereador Ronaldo Sepulveda querem o aumento do efetivo policial, de forma a combater o crescimento da criminalidade em sua cidade e região.

Marcelo Pecchio é ex-prefeito de Quatá e solicitou duplicação da rodovia Assis-Quatá e recursos para implantação de creches.

O prefeito Eduardo Sotana, de Maracaí, indicou construção do prédio do Fórum, ampliação do programa Melhor Caminho, aumento do efetivo policial, infraestrutura para implementar distritos industriais e implantação do AME cirúrgico.

Alceu Vidotti, ex-prefeito de Cruzália, sugeriu prolongamento da SP 266, de Candido Mota até o distrito de Gardênia, em Cruzália.

Tiago Briganó, prefeito de Ibirarema, acredita que a região carece de um cinturão regional de desenvolvimento.

Rodrigo Siqueira, prefeito de Florínea, quer incentivo para implementar distrito industrial, ampliação do programa Melhor Caminho, recuperação da SP 266 entre Frutal e Florínea, recapeamento da vicinal Água Azul e aumento do efetivo policial.

Inês Pimentel, presidente da Câmara de Candido Mota, disse que melhorias nas vicinais é prioridade para toda a região.

FRASES

"É um dos caminhos que encontramos para fazer com que as reivindicações de várias regiões do Estado cheguem mais rápido ao Executivo." - Deputado Mauro Bragato, sobre as Audiências Públicas Regionais.

"É fundamental o aporte de recursos para a implantação do centro de desenvolvimento regional, de curso de medicina em Assis, e intervenção do Legislativo paulista para conseguir aumento do repasse federal." - Ricardo Pinheiro Santana, prefeito de Assis e presidente do Civap

"O Estado não custeia o SAMU e a atividade delegada de polícia, onerando os municípios. E também dar mais atenção à agricultura." - Hélio Matos, Sindicato dos Bancários de Assis.

,

Receba nossas notícias em primeira mão!